quinta-feira, 8 de abril de 2010

Por que o navio não afunda?




O navio não afunda porque, na água, ele sofre o efeito de duas forças contrárias: o Peso, que age de cima para baixo e o Empuxo, que age de baixo para cima. O equilíbrio entre essas duas forças faz com que o navio flutue.



Para enterdermos o Empuxo é necessario sabermos o Princípio de Arquimedes (aquele do EUREKA!) que diz que todo corpo mergulhado em um líquido recebe um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado pelo corpo.



Empuxo, é uma força vertical, dirigida para cima, que qualquer líquido exerce sobre um corpo nele mergulhado.



Mergulhando-se uma pedra em um líquido qualquer, temos a sensação de que ela parece mais leve, isto ocorre devido ao empuxo que "empurra" a pedra para cima e precisamos uma força menor para sustentá-la.

O valor do empuxo que a água exerce sobre um corpo nela mergulhado é igual ao peso da água deslocada pelo corpo.


Se o valor do Peso do corpo mergulhado for maior que o Empuxo, a resultante das forças estará dirigida para baixo e o corpo irá afundar. Ao contrario, se o peso do corpo mergulhado for menor que o Empuxo a resultantes das forças estará dirigida para cima e o corpo irá emergir. Ao emergir o corpo passa a deslocar menor volume de líquido e o empuxo sobre ele torna-se menor. No caso de um navio ele ficará em equilíbrio parcialmente mergulhado na água, fazendo com que o empuxo se iguale ao peso. A densidade do corpo é menor que a do líquido.


Além disso, os navios são estruturas ocas, por isso, sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor do que a densidade da água.




Betina da Fontoura
Janaina Stuart





















3 comentários:

  1. Legal as infomações, complementando o texto só a título de informação e contribuição, como foi citado, os navios são ocos e para manterem esse equlilíbrio hora para não afundarem hora para se mamterem estáveis é comum andarem com os tanques cheios de água, quando não transportando carga. O grande problema está ai, por exemplo quando transportando algo do Brasil para China, no retorno trazem água nos tanques para manter o equilíbrio da embarcação, causando assim um sério problema,o desequilíbrio ambiental, por que trazem de la fauna e flora marinha que não temos aqui. Está ai mais uma forma de agressão e ameaça ao planeta...

    ResponderExcluir
  2. Comentário: Rosana de melo Lourenço

    Muito interessante a sua postagem, sempre tive curiosidade de saber por que o navio não afunda. Li também o texto sobre Arquimedes onde ele descobriu a hidrostática a partir do momento que notou que quando um objeto é jogado num recipiente com água, a quantidade de água jogada para fora é igual ao volume do objeto que foi mergulhado. Sofreu então um empuxe que como você explicou é uma das forças que ajuda para que o navio não afunde

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários e contribuições!
    Betina

    ResponderExcluir