No interior de um mesmo líquido, em um mesmo nível, as pressões (dada por P =F/A , onde F é a força normal aplicada sobre uma área A ) são iguais, isto é, P1 = P2 então, F1/A1=F2/A2 . Podemos aplicar este conceito no princípio de Pascal.
O Princípio de Pascal se baseia fundamentalmente no conceito acima, onde o aumento de pressão em um ponto de líquido em equilíbrio, transmite-se integralmente a todos os pontos desde líquido. Este princípio é aplicado na chamada prensa hidráulica, que é regida pela equação F1/A1=F2/A2 ,onde a razão da força aplicada no ponto 1 pela área 1 é igual a razão da força aplicada no ponto 2 pela área 2, isso significa que a pressão exercida no ponto 1 é igual a pressão no ponto 2, simplificando a equação, temos: F2=(A2/A1). F1, como A2 é maior que A1, a força F2 será proporcional a F1.
Aplicações básicas desde princípio está na cadeira de dentista, macaco hidráulico, elevadores de automóveis, freios hidráulicos como muitos outros.
F1/A1=F2/A2
Esta modesta equação abre possibilidades consideráveis: o pistão menor, sobre o qual o operador aplica a sua força, pode ter uma área centenas e mesmo milhares de vezes menor que a do pistão maior e a equação acima nos garante que a força que atua sobre este último será superior ao esforço muscular na mesma proporção. A prensa hidráulica multiplica a força do operador.
Esta conclusão não depende das suas posições. Mantém-se quer a superfície de trabalho seja horizontal quer vertical ou inclinada. E, em geral, não se trata apenas de pistões: escolhendo ao acaso duas secções de uma superfície no interior de um líquido em equilíbrio pode-se sempre afirmar que as pressões sobre elas são idênticas.
Prova-se assim que a pressão no interior de um líquido é a mesma em todos os seus pontos e em todas as direções. Ou seja, sobre uma superfície de determinada área no interior de um líquido exerce-se a mesma força, independentemente da sua posição e da sua orientação. É o Princípio de Pascal.
Betina da Fontoura
Minelise C. Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário