quinta-feira, 8 de abril de 2010

Resenha do filme "Ponto de Mutação"

Por: Leciani Eufrásio Coelho
(lecianicoelho@hotmail.com)

O filme "Ponto de Mutação" é uma obra baseada no livro The turning point, do físico austríaco Fritjof Capra, que aborda um diálogo entre três personagens: um político, um poeta e uma cientista. Todos com estilo de vida e pensamentos diferentes, mas dispostos a conhecer o novo. O cenário onde a trama acontece é em um castelo medieval na França.
O filme inicia com um telefonema de Jack, um senador e ex candidato a presidência da republica dos EUA, que decepcionado com a política, se sente esgotado e confuso em relação a sua carreira, solicitando socorro ao seu amigo Thomas. Este se caracteriza como professor de literatura e escritor (poeta) que abandonou a cidade onde morava e foi morar na França para se recuperar da decepção profissional e de seu casamento fracassado. Thomas convida Jack para passar um tempo na França, onde acabam se relacionando com Sonia, uma cientista também desiludida com sua profissão pelos rumos tomados pela ciência.
O envolvimento dos personagens ocorre quando se discute sobre um relógio antigo localizado no castelo medieval, onde a cientista, que conduz o diálogo entre os personagens, crítica os políticos por sua visão mecanicista, afirmando que os mesmos descrevem a natureza como Descartes descrevia. Sonia defende a ideia a qual o mundo precisa ser analisado como um todo e sem separações entre as relações que envolvem a natureza, e que todos fazem parte dessa relação.
No decorrer da trama existem muitas teorias explanadas entre as ideias debatidas pelos três personagens, revelando a perspectiva visão de mundo de cada um. Ponto de mutação é um filme reflexivo, onde nos mostra as preocupações em relação a questão ambiental e o desenvolvimento econômico, modificando o modo de ver o mundo e transcrevendo a importância da educação ambiental em redes de ensino.
Referências
Filme Ponto de mutação

Nenhum comentário:

Postar um comentário