Leciani Eufrásio Coelho (lecianicoelho@hotmail.com)
Moniceli Costa Destro (majv_@hotmail.com)
Os antioxidantes são substâncias capazes de agir contra os danos normais causados pelos efeitos do processo fisiológico de oxidação no tecido animal. Durante os últimos anos se tem enfatizado a pesquisa sobre certas substâncias de origem natural que atuam retardando o envelhecimento e prevenindo doenças crônicas ou de difícil tratamento no homem. Estas substâncias, chamadas de Antioxidantes, nada mais são que compostos que atuam controlando os processos de oxidação nas células, evitando assim os desequilíbrios que acabariam manifestando alguma doença.
Existem vários antioxidantes naturais, entre os quais podem ser encontrados na grande maioria dos alimentos. A Vitamina E é achada em óleos vegetais, nozes, amendoim, amêndoas, sementes, azeitonas, abacate, germe de trigo, fígado e folhas verdes. Para boas fontes de vitamina C, é encontrada nas frutas cítricas como laranja, brócolis, folhas verdes, tomates, pimentas, pimentões, batatas, melão e morangos. Fontes comuns de betacaroteno incluem o melão, manga, mamão papaia, abóbora, pimentão, pimenta, espinafre, repolho, abobrinha, batata doce e damasco e o selênio nos frutos do mar, carne de boi, carne de porco, frango, castanha do Pará, arroz integral e pão integral.
Tem-se observado seus efeitos em doenças cardiovasculares, renais, hepáticas, mal de Parkinson, Alzheimer e até mesmo Câncer, na busca continua em melhorar a qualidade de vida. Há algum tempo pensava-se que os suplementos eram inofensivos, mas sabe-se agora que o consumo de altas doses de antioxidantes pode ser prejudicial devido ao alto potencial de toxicidade e interação com medicamentos.
Realmente somos o que comemos...com essas informações sobre antioxidantes podemos ajudar nosso corpo, nos alimentando bem e assim contribuindo para não termos, ou diminuir a possibilidade de termos certas doenças. Boa saúde depende muito das opções que fazemos!
ResponderExcluirÉRIKA GOMES BETETTI 2° MÓDULO