
A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, na qual alguns elementos fisicamente estáveis, cujos átomos, ao se desintegrarem, emitem energia sob forma de radiação. Dá se o nome de radioatividade justamente a essa propriedade que tais átomos tem de emitir radiação ou seja transmitir energia através do espaço na forma de partículas ou ondas.
Existem transmutações de muitos átomos na atmosfera, que resultam em prótons e nêutrons que são “jogados” no ambiente.
A maioria dos prótons capturam elétrons e se transformam em átomos de hidrogênio na atmosfera superior. Os nêutrons, como o próprio nome diz, são neutros, não possuem carga , portanto, não interagem eletricamente com a matéria,e acabam muitas vezes colidindo com núcleos atômicos de outros elementos, na atmosfera inferior.
Acontecendo essa colisão com o nitrogênio, ele captura um nêutron, e torna-se um isótopo de carbono, através da emissão de um próton. Esse é o carbono-14, que é radioativo e instável (o estável é o carbono-12), os dois tipos de carbono, combinados com o oxigênio formam o dióxido de carbono ou gás carbônico. Já ouviu falar né?
Ele participa da fotossíntese!...
...então todas as plantas possuem uma certa quantidade de carbono-14,e como todos sabemos elas são a base de todas as cadeias alimentares,o que nos leva a refletir, que nós sempre convivemos mais intimamente com a radioatividade do que pensávamos,ela está em nós...
Por:Vanildo M. Borges
E-mail:vanildomb2010@hotmail.com
E é o que acontece com muita gente, inclusive comigo, antes de fazer o curso com o profº Felipe, era falar de material radioativo queria mais é manter distância. Claro que sabemos que se deve ter uma dosagem mínima de radioatividade para que ela seja insignificante em nosso organismo, pois sua dosagem exagerada pode causar diversas doenças, entre elas o câncer.
ResponderExcluirCristiane Machado de Souza 2º Módulo