A palavra ecologia tem origem grega: “oikos” (eco) que significa casa e “logus” (logia), estudo. Logo, seria o estudo da casa, ou ainda, do lugar onde se vive. Esta ciência resulta da investigação de todas as relações entre os seres vivos com seu meio ambiente.
Encarregada de estudar a abundância e a distribuição dos seres vivos na Terra, a ecologia é de extrema importância, pois o resultado obtido por seus estudos revela se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia, caso haja desordem com o meio, cabe ao homem o planejamento de ações que evitem a destruição da natureza. Apesar disso, o homem é o principal destruidor e provocador do desequilíbrio ecológico, entre suas ações se pode citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas.
Dependemos da ecologia, seu desequilíbrio nos gera problemas, como por exemplo, o aquecimento global resultante do efeito estufa. Seus estudos se tornam cada vez mais importante nos dias atuais, portanto a utilização de recursos naturais sem gerar alterações ambientais que possam ocasionar o desaparecimento da vida, é o melhor a fazer.
Leciani E. Coelho (lecianicoelho@hotmail.com)
Moniceli Destro (majv_@hotmail.com)
Referências
http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ecologia.html
http://www.brasilescola.com/biologia/ecologia.htm
Referências
http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ecologia.html
http://www.brasilescola.com/biologia/ecologia.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário