segunda-feira, 10 de maio de 2010

Porque a gente não cai do carrinho da montanha- russa quando ele vira de ponta-cabeça?

Por: Rosana de Melo Lourenço

E-mail: zanaml@hotmail.com

Parece piada, mas um dos melhores lugares para aprender física é no parque de diversões. Com uma verdadeira aula prática, você vai notar que muitos dos princípios básicos da ciência que em geral metem medo na galera são encontrados no funcionamento dos brinquedos .
Não se assuste se por um acaso algum dia o seu professor de física entrar em sala e avisar que a próxima aula será dada em um parque de diversões. Ele não pirou, nem está tirando onda com a sua cara. Apenas achou uma maneira criativa de ensinar sua matéria, afinal, quase todos os brinquedos de um parque funcionam baseados num princípio físico. Ou seja, não há cenário melhor para conferir na prática uma porção de conceitos aprendidos até então na sala de aula.

A montanha- russa, por exemplo, possui vários conceitos físicos como: Energia cinética e potencial gravitacional; Leis de Newton; Velocidade e aceleração. O carrinho a motor é levado até o ponto mais alto da montanha-russa adquirindo a energia potencial gravitacional. Ele armazena essa energia e na descida vai completar o caminho transformando a energia gravitacional em cinética, que é a energia que um corpo adquire em movimento. Nessa inversão de movimento, pode reparar que sentimos o corpo pesado. Isso acontece porque quando o carrinho faz uma curva no ponto mais baixo e começa a subir, comprimimos o assento. De acordo com a lei da inércia, a tendência é continuar o movimento.

A pergunta que não quer calar: por que a gente não cai do carrinho da montanha-russa quando ele vira de ponta-cabeça? "Olhares menos atentos falariam de imediato que o cinto de segurança é que faz este nobre trabalho. Porém, esta não é sua função. Isso fica por conta da física: quando o trem passa pelo looping ele está em movimento circular, e isso causa o aparecimento da força centrípeta, que cria uma força de contato entre o passageiro e o assento, e que o mantém grudado no banco, mesmo que de cabeça para baixo. Se fosse possível andar na montanha russa com um copo de água, seguramente o líquido ainda estaria no copo no fim da viagem!", responde o físico, pesquisador da USP, Gerson dos Santos Julião. Por que você não tenta?


                                                                                    

2 comentários:

  1. Seria legal fazer uma aula prática em um parque de diversões.
    Depois da prática poderiamos fazer relatórios e diagramas V para explicar a física por traz dos brinquedos.

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  2. Adorei sua postagem Rosana. seria bem mais interessante ensina brincado, os alunos ficariam mais enteressados em entender a fisica.

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