quarta-feira, 12 de maio de 2010

POLUIÇÃO DO AR

 Por: Hellen Soares < hellen.aru@hotmail.com>
        Tairini da Silva <taitds@hotmail.com>

Tudo começou na metade do século XVIII, quando se teve o inicio da Revolução Industrial, começou então a crescer significativamente a poluição do ar.
A queima do carvão mineral ( fonte de energia para as máquinas na época) jogava na atmosfera das cidades industriais da Europa, toneladas de poluentes.


CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS:


Nos dias de hoje, quase todas as grandes cidades mundiais sofrem com os efeitos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Tóquio, Nova Iorque entre outros, estão na relação dos mais poluídos do mundo.
Um dos principais motivos que causam poluição frequentemente seria a queima dos combustíveis fósseis, como por exemplo, carvão mineral e derivadas do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre.
Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo é a mais afetada com a poluição atmosférica.
Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos.
O clima do planeta também é afetado pela poluição atmosférica. O fenômeno do efeito estufa esta aumentando a temperatura do planeta Terra.
Diante das notícias negativas o homem tem procurado encontrar medidas para solucionar  estes problemas ambientais.
Os sistemas tecnológicos estão avançando no sentido de criar máquinas e combustíveis cada vez menos poluentes ou que não gerem poluição.
No Brasil, já temos milhões de automóveis movidos a álcool, combustível renovável, que polui pouco.
Mas ainda estamos fazendo pouco para diminuir esse  efeito, podemos alcançar mais, se cada um fizer sua parte.




Fonte: www.todabiologia.com

4 comentários:

  1. Muito bom meninas!!é importante lembrarmos das causas da poluição...mas tabem apontar as possiveis soluções,o texto de vcs tráz isto...bem legal
    Ândrea

    ResponderExcluir
  2. Interessante esse texto de vocês, pois ele da uma ênfase muito boa em relação a condição do nosso planeta, se cada um de nós fazer um pouco com certeza se tornará muito,afinal somos milhões de pessoas.Bjo!!!
    Najara.

    ResponderExcluir
  3. De: Diego Scarabelot

    Parabéns! É bom ver alguem se enteressa pelo nosso planeta!

    ResponderExcluir
  4. CONHEÇO UM TECNICO AQUI DE BLUMENAU QUE DESENVOLVEU UM EQUIPAMENTO QUE CAPTURA OS PARTICULADOS,EVITANDO QUE SEJAM LANÇADOS NO MEIO AMBIENTE,TAMBEM O CO2. ESTE PROJETO E RESULTADO DE MAIS DE 4 ANOS DE ESTUDOS,E O CUSTO E MUITO BAIXO,ALEM DE MUDAR OS ANTIGAS FORMAS ARQUITETONICAS DAS CHAMINES.

    ResponderExcluir