domingo, 4 de abril de 2010

Lixão do Pacífico


Ola colegas leitores, chamo a atenção para uma notícia que encontrei outro dia em uma matéria de jornal. Talvez muitos já tenham ouvido falar do assunto, e para outros seja uma novidade. Pois bem, a matéria falava a cerca do acumulo de lixo nos oceanos e suas consequências desastrosas. Dados dão conta de se tratar de uma gigantesca ilha de objetos de plástico e outros detritos produzidos pelo ser humano. O tamanho estimado é de aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros quadrados ( o tamanho do Estado do Amazonas). Algumas fontes dizem que a massa de lixo que se aglomerou por causa das correntes marítimas pode ser do tamanho dos Estados Unidos ( 9,6 milhões de quilômetros quadrados). Pesquisadores acreditam que todo esse lixo se concentra em um determinado ponto devido ao movimento das correntes marinhas, conhecido como Redemoinho Subtropical do Pacífico.
O fato é que o problema já existe, e é crescente a cada dia. Os danos aos animais marinhos e ao ecossistema são incalculáveis. Acompanhem o vídeo para um melhor entendimento de mais esse problema criado por nós.

3 comentários:

  1. Impressionante!

    O que mais me chamou atenção, além da quantidade de lixo, foi a pobre tartaruga que cresceu com um anel de plástico preso ao casco.

    Muito boa a postagem Giovani.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei assustada com a quantidade de lixo que existe no oceano, e pensar que tudo isso é ocasionado por mero descaso nosso com o planeta.

    ResponderExcluir
  3. É realmente incrivel o descaso e inconsequência do homem em relaçao a natureza.A falta de atitude e sobra de ignorância.Como se não bastasse o lixo exposto e visível em nossas ruas também consegue destruir o habitati natural de outros seres, como os marinhos.O caso desta tartatuga que cresceu com um anel de plastico preso ao casco é prova disso.Ótimo assunto a ser levantado, o descaso do homem perante a natureza.

    por:José Paulo W da Silveira Fisica 1 2010

    ResponderExcluir