
Por: Rosana de Melo Lourenço
Email: zanaml@hotmail.com
O primeiro a explicar a formação do arco-íris foi Isaac Newton, que com um prisma de vidro ele pode decompor a luz branca no espectro completo de cores e com outro pode recombinar o feixe de luz em luz branca novamente.
A partir da descoberta de Newton, pode-se dizer que o caso do arco-íris é um fenômeno natural aparece devido a dispersão da luz solar quando é refratada nas gotículas de chuva presentes na atmosfera. Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz do sol, mas somente a luz de algumas delas chega ao olho do observador, pois somente as gotas que ocupam determinada posição na atmosfera podem intervir na formação do arco-íres, pois o ângulo da luz proveniente do sol deve ser aproximadamente 42graus. É por isso que o arco-íris tem essa forma geométrica.
Pode se formar um segundo arco-íris que possui a seqüência de cor na ordem inversa ao principal, é formado pela dupla reflexão da luz no interior das gotas de chuva.
É interessante saber que cada um vê seu arco-íris particular e esta no vértice de seu próprio arco-íris.Pois cada um vê a luz desviada por gotas de chuva diferentes.
Referencia: http://intra.vila.com.br/revista2003/nina e bárbara/página1ht
Nenhum comentário:
Postar um comentário