Qualquer pessoa, quando ouve a sua voz gravada, estranha o som que ouve. Não identifica o registo como sendo o correspondente à sua própria voz.
Os sons que emitimos quando falamos abrangem uma gama de frequências variada. As frequências mais baixas são conduzidas muito mal através do ar, propagando-se melhor em sólidos. Quando falamos e ouvimos a nossa voz, o som chega-nos aos ouvidos através do ar, mas também através dos ossos da cabeça, que são sólidos e por isso permitem a transmissão das frequências baixas.
Ao ouvirmos a gravação da nossa voz, o som apenas nos chega aos ouvidos através do ar, já com redução das frequências mais baixas, ouvimos então uma voz menos grave, pois apenas as frequências mais elevadas chegam aos ouvidos, do que aquela que conhecemos de falarmos e nos ouvirmos.
O som que escutamos da nossa voz também é diferente do que as outras pessoas escutam, isso acontece porque a nossa voz se propaga pelo ar até chegar aos ouvidos das outras pessoas. E quando escutamos a nossa voz, ela vem tanto do ar quanto do nosso corpo, porque as nossas cordas vocais se encontram na laringe. Isso faz com que a nossa voz pareça diferente quando a escutamos de algum video ou outro aparelho que a grave.
ResponderExcluirÉ isso ai Charlene ...
ResponderExcluirA maneira que ouvimos é muito particular.
Somente você ouve sua voz da maneira que vc Ouve.
Aliás cada um de nós ouve a própria voz diferente.
Tatiane G. Elias Goulart. Lic12
Quando criança, ganhei um gravador de presnte, desses de Fita Cassete (fazzzzzzzz temmmmmmmmmpo né pessoal). Mas eu não esqueço que odiava minha voz, não acreditava, como pode ser eu falando ai, não reconheço minha voz.!!!
ResponderExcluirLegal sua postagem e Seminário
abs
Alexandre de Matos LIC 12