Para entendermos o que é um buraco negro precisamos, antes, saber o que é velocidade de escape. Esta é uma velocidade cuja intensidade é suficiente para que um objeto possa “escapar” da atuação do campo gravitacional. Por exemplo, a velocidade de escape na superfície da Terra é de aproximadamente 11,2 Km/s; para que um objeto possa se libertar da atuação da gravidade de nosso planeta, precisa ser lançado com velocidade maior que esta.
Agora que já sabemos o que é velocidade de escape vamos entender o que é um buraco negro. Buraco negro é um objeto celeste com massa muito grande – alguns deles com centenas de vezes a massa do Sol – que ocupam um espaço mito pequeno. O buraco negro possui um campo gravitacional e ele é tão intenso que nem mesmo a velocidade da luz é maior do que sua velocidade de escape, por isso que não podemos ver o buraco negro, já que quando a luz entra nele não pode mais sair.
Mas como podemos então detectá-lo?
Devido ao imenso campo gravitacional, os outros corpos tendem a ser atraídos por ele. E observando esses efeitos é que os cientistas percebem a existência de um buraco negro. E ainda da para saber a massa deles medindo a velocidade com que os objetos se deslocam em sua direção. Os buracos negros também emitem radiação em raio-X, isso porque ao absorver matéria dos corpos que estão próximos esta é comprimida e esquenta significativamente e emite a radiação em raio-X.
Alguns cientistas acreditam que exista algum buraco negro no centro de nossa galáxia, a Via Láctea, como também já foram observados fortes indícios de que existam buracos negros supermassivos no centro de algumas outras galáxias espirais.
Referência: Ciência Hoje das Crianças
Por: Charlene Peruchi Dalmolin
Já vi um documentário onde conseguiram comprovar a existência do buraco negro na nossa galáxia, através de imagens de um lugar onde desconfiavam, vendo as imagens, foram observados que estrelas faziam órbitas estranhas ao redor de "nada", ou seja, ao redor do buraco negro, e vi que os buracos negros estão nos maiores aglomerados de estrelas, pois eles as atraem.
ResponderExcluirKarina Timboni - 2 modulo.
É um assunto fascinante...imaginem um perto de uma estrela...muito louco!Li uma reportagem que em 1994, astrônomos que trabalhavam com o Telescópio Espacial Hubble, não apenas obtiveram fortes indícios da presença de um buraco negro no centro de uma galáxia espiral, como também mediram a sua massa. Através de um efeito bem conhecido da física (Efeito Doppler) foi possível medir a velocidade de gás e poeira girando em torno do centro da galáxia M87.
ResponderExcluirÉrika 2ºMódulo