Antes de falar sobre a panela de pressão vamos entender a influência da pressão. Cada substância muda de estado em uma temperatura particular. Para saber qual é essa temperatura, consultam-se livros e manuais científicos e neles é indicada também a pressão em que a temperatura foi medida. Normalmente, essa pressão corresponde à pressão atmosférica ao nível do mar, chamada pressão normal.
A pressão influi na temperatura de mudança de estado de uma substância. Por exemplo, à pressão normal, a água ferve a 100 °C. Variando-se a pressão, a água ferverá a temperaturas maiores ou menos que 100 °C.
- Quanto menor a pressão, menor a temperatura de ebulição. Por essa razão, a água pode ferver à temperatura ambiente. Se colocarmos um pouco de água num recipiente com uma bomba à vácuo, a pressão torna-se tão pequena que a água entra em ebulição à temperatura ambiente.
- Quanto maior a pressão, maior a temperatura de ebulição. Em uma panela de pressão, a pressão interna é maior que a atmosférica. Por isso, nesse tipo de panela, a água ferve a uma temperatura maior que 100 °C.
Mas como funciona a panela de pressão?
A panela de pressão permite que os alimentos sejam cozidos em água muito mais rapidamente do que em panelas convencionais. A tampa da panela de pressão possui uma borracha de vedação que, praticamente, não permite que o vapor escape. Dessa maneira, a pressão interna da panela aumenta, tornando-se maior que a pressão atmosférica. O vapor escapa da panela apenas por meio de um orifício central, sobre o qual se assenta um peso que controla a pressão, chamado de pino de válvula. O vapor formado aumenta a pressão fazendo a água entrar em ebulição, a uma temperatura acima de 100 ºC, e faz com que levante o pino da válvula central, permitindo a saída de vapor e a diminuição da pressão no interior da panela. Em certo tempo, a pressão do vapor se estabiliza e a temperatura do interior não aumenta mais. Para utilizar, de maneira segura, uma panela de pressão é necessário observar a limpeza do orifício central e do pino da válvula, além de checar a existência de uma válvula de segurança, normalmente situada na tampa. Ahhh, só mais um detalhe, quando a panela de pressão “pegar pressão” abaixe o fogo, pois a temperatura da água não irá mais aumentar, então não desperdice gás.
Postado por: Cristiane Machado de Souza 2º Módulo Lic. Física
Achei muito legal o texto. Interessantíssimo!!!
ResponderExcluirGledson Tadeu Baltazar
Turma Lic12