segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ondas Gravitacionais

Por Glédson Tadeu Baltazar – Aluno Turma Lic12
gledson@contato.net
Ondas Gravitacionais

Todo objeto possui massa e, portanto cria uma saliência ou uma depressão no espaço-tempo que o rodeia. Quando o objeto se move, a curvatura do espaço-tempo ao redor move-se a fim de ajustar-se à nova posição do objeto. Esses reajustes produzem ondulações na geometria do espaço-tempo. Isto é análogo ao que acontece quando movimentamos a bola que repousa sobre o colchão d'água. Uma ondulação criada pela pertubação atravessa a superfície do colchão d'água; se movermos a bola mais massiva, produziremos então uma pertubação ainda maior e ondas ainda mais fortes. As ondulações se propagam a partir das fontes gravitacionais com a rapidez da luz e são chamadas de ondas gravitacionais.
Qualquer objeto acelerado produz uma onda gravitacional. Em geral, quanto mais massivo o objeto em movimento e quanto maior sua aceleração, mais forte é a onda gravitacional produzida. Mas mesmo as ondas mais fortes produzidas pelos eventos astronômicos comuns são extremamente fracas – as mais fracas conhecidas na natureza. Por exemplo, as ondas gravitacionais emitidas por uma carga elétrica vibrando são trilhões de trilhões de vezes mais fracas que as ondas eletromagnéticas emitidas pela mesma carga.
Sacuda sua mão para frente e para trás: você acabou de produzir uma onda gravitascional. Ela não é muito forte, mas existe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário