O que acontece quando há um acidente radioativo? O material contaminará o meio ambiente. No geral, o material radioativo possui duas embalagens: recipiente interno e externo. O que realmente ocorre quando há um acidente com material radioativo? Será que quem recebeu radiação passa a espalhá-la por onde for? É claro que não, não há como estocar qualquer tipo de radiação, seja ela proveniente de materiais radioativos ou não.
Então irradiação é a energia característica emitida por uma fonte radioativa. No caso a pessoa que recebe a energia esta sendo irradiado e a fonte emissora de energia é um material radioativo e a energia emitida é radiação
A radiação a não consegue penetrar na pele humana, portanto só oferece perigo se um material contaminado for ingerido ou inalado. Já a radiação b tem um poder de penetração maior, entretanto alguns milímetros na pele, o que pode acarretar o aparecimento de câncer de pele e sérios problemas aos olhos.
Mas será que um objeto ou ser vivo que esteve próximo ao material radioativo e foi irradiado fica com alguma radiação guardada? A resposta é não, pois não há como guardar qualquer tipo de radiação. Exemplo: ao se afastar de uma luz emitida por um poste você esta sendo cada vez menos iluminado e o fato de ter sido iluminado não fará você emitir luz.
A irradiação não torna os objetos ou seres vivos radioativos ou portadores de radiação; portanto, depois da exposição, podemos tocá-los ou manuseá-los sem receio.
Espectro das radiações eletromagnéticas
Por: Jaqueline Rodrigues (calourajake2010@hotmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário