Por: Digiane e Laura.
Em uma casa, cerca de 78% do consumo de água acontece no banheiro. Além disso, o chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais gastam energia. Portanto, o espaço onde a família cuida da higiene e, em muitos casos, também relaxa, merece atenção especial quando o tema é sustentabilidade. Com ações simples, cada um pode dar a sua contribuição fundamental a natureza.
1. 1.VASO SANITÁRIO
Use a descarga com moderação, pois uma válvula de parede convencional gasta, em média 20 litros de água. Não há necessidade de apertá-la mais de uma vez quando se usa o sanitário.
Se puder, instale um vaso com caixa acoplada. Esse tipo utiliza 6 litros de água por descarga. Modelos mais modernos já possuem um duplo botão para 3 e 6 litros, acionado conforme a necessidade.
Não use o sanitário como lixo. Jogue o papel higiênico no cesto de lixo. Isso porque, nas cidades em que não há rede coletora de esgoto, o papel jogado no vaso vai direto para os rios e mares. Além disso, alguns papeis são compostos por fibras longas que e não se dissolvem facilmente e podem causar obstrução no sistema coletor de esgoto.
2. 2.PIA
Ao escovar os dentes, fique atento à torneira. É indispensável fechá-la durante a escovação. Só abra para bochechar. O mesmo vale para lavar o rosto ou fazer a barba.
Instale aeradores uma peneirinha especial nas torneiras e, se possível, até no chuveiro. Esses acessórios introduzem ar, o que da a sensação de maior vazão e um fluxo mais intenso mais ao mesmo tempo diminuem o consumo de água.
3. 3.ILUMINAÇÃO
O banheiro costuma ser um cômodo com pouca iluminação natural, assim, quase sempre é preciso deixar a lâmpada acesa. Prefira as fluorescentes, que consomem 60% menos energia do que as comuns.
4. 4.CHUVEIRO
Banhos rápidos são fundamentais. A cada minuto, um chuveiro tradicional despeja 10 litros. Por isso, quem se ensaboa com chuveiro desligado pode poupar uma quantidade significativa de água.
No caso de chuveiros em que água demora para esquentar, uma dica simples e eficiente é colocar um balde no chão para que água fria não seja perdida. Essa água pode ser reaproveitada, por exemplo, para lavar roupa.
O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem energia em uma casa. Se cada pessoa tomar um banho diário de 6 minutos, economizará energia suficiente para manter uma lâmpada acessa por sete horas.

Para gastar menos energia, deixe o chuveiro na posição de inverno somente quando estiver frio.
Digiane com a sua postagem percebi como sou descuidada com as pequenas ações diárias e como prejudico o meio ambiente e a mim mesma . A partir de agora vou tentar me policiar em relação a isso.
ResponderExcluirRoseli P.C Gomes
É verdade, concordo com a Roseli, são pequenos detalhes, mas de pouco em pouco faz um estrago enorme ao meio ambiente e nós mesmos, inclusive no bolso. Com certeza vou "tentar" me corrigir nos meus atos, mas o banho rápido vai ser o que mais vou levar tempo para aprender...hehe... mas chegarei lá! =D
ResponderExcluirCristiane Machado de Souza 2º módulo