segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aprendizagem significativa no ensino de Física para o ensino médio

Uma das dificuldades que é encontrada no ensino médio é o desinteresse dos alunos pelo ensino de física. No geral a física para os alunos é só formulas prontas, que são formuladas sem lhes fazer nenhum sentido.
 Segundo David Ausubel (psicólogo e pedagogo norte-americano, nascido em 1918, que se destacou no estudo dos processos de aprendizagem), para que ocorra uma aprendizagem significativa é necessária a interação, entre o conhecimento novo e o conhecimento prévio, existente na estrutura cognitiva do aprendiz, além de uma predisposição para aprender.
“O novo conhecimento deve ser relacionável de modo não- arbitrário e substantivo com o conhecimento prévio do aprendiz e este deve adotar uma atitude de predisposição em aprender de forma significativa (ibid)”.
A aprendizagem significativa contrasta, fundamentalmente, com aprendizagem mecânica, na medida em que na primeira  que é estrutura de conhecimento, enquanto  a segunda, não há nenhuma interação entre a nova informação e os conceitos ou preposições preexistentes na estrutura cognitiva do aluno.
A prática docente mostra em geral que em turma do ensino médio a maioria dos alunos possui noções musicais, seria interessante e motivador incluir instrumentos musicais durante as aulas, pois a música já faz parte da vida e do cotidiano do adolescente.
Estudar física, presente no funcionamento de um instrumento especifico é um assunto tão vasto, quanto a diversidade que instrumento  apresenta como uma fonte de abordagens físicas, diferindo dessa  maneira como se gera o som, até o processo para emitir as diferentes notas musicais.
Por: Jaqueline Rodrigues(calourajake2010@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário