A comunidade dos chimpanzés possuem agrupamentos que tem elementos básicos de sustentação como toda a nossa sociedade, como a família, as lutas e a guerra, segundo consta muitas opiniões de antropólogos do mundo inteiro.
dPor décadas, psicólogos, linguistas e primatologistas estudaram a questão da capacidade dos chimpanzés de possivelmente cruzar a ponte final e aprender uma linguagem humana, gerando muitos debates a respeito.
Um exemplo,ézde que os chimpanzés também passam conhecimento adiante assim como os humanos, isso pode ser visto em um experimento realizado com essa espécie, onde os chimpanzés tinham duas formas de conseguirem tirar o doce de dentro da caixa. Eles podiam empurrar a abertura usando uma vara ou levantar a alavanca. O que os primatologistas fizeram foi ensinar um chimpanzé a empurrar e outro a levantar a alavanca
colocando cada macaco com um grupo diferente para ver o que acontecia. O resultado foi que todos ensinaram os outros a pegar o doce , como cada grupo aprendeu de uma forma diferente surgiu então duas culturas separadas, relatam os cientistas.
Mas possuímos semelhanças com os outros animais também, outro exemplo mostra que chegamos a ter mais de 90% de genoma em comum com os ratos.
E assim caminha a humanidade, temos muitos chimpanzés entre nós. Furtos, roubos, mentiras, falsidades - também muitas ratazanas convivem conosco. Às vezes parece que ainda não aprendemos a pensar, porque agimos enlouquecidamente, dando valor para infinitas coisas sem importância, enquanto nos esquecemos do que realmente decide nosso futuro .
Por: Daniele Straub
Email: danielestraub_@hotmail.com
Referências:
www.uae.com.br/index.php?...semelhancas...chimpanzes..
antropoides.no.sapo.pt/comparacao.htmwww.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext.
Dani adorei teu texto,muito intessante...
ResponderExcluirAcho também que tem razão,homem animal civilizado,até que ponto?
Legal para parar e pensar...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdoro qualquer texto sobre evolução.... esse teu ilustra muito o quanto somos parecidos e nos mostra o quanto somos atrasados em relação a evolução das sociedades....
ResponderExcluirnos faz pensar e refletir...
Karina Timboni