Leciani E. Coelho (lecianicoelho@hotmail.com)
O meio ambiente está cada vez mais devastado, mesmo tendo tantas informações sobre tal, não se consegue parar. O desenvolvimento está tão rápido e a necessidade de viver confortavelmente fala mais alto. Mas se sabermos que há maneiras de continuar a viver bem, sem destruir tanto, porque insistimos a fazer o “errado”?
Lembramos das usinas nucleares e suas tragédias, elas produzem uma energia que não consome tantos recursos naturais, porém se algo acontece errado, traz um dano enorme; Por esse e outros motivos a palavra sustentabilidade lembra a palavra risco, e isso acontece pela falta de informação, pois na verdade não só dos grandes atos que a sustentabilidade vive.
Nos tempos atuais existem vários meios de comunicação, como rádio, tv, Internet, etc., os quais podem trazer informações sobre desenvolvimento sustentável, por meio disso se pode inserir esta nas escolas através da educação ambiental.
O desenvolvimento deve ser trazido a partir da interação com a ação externa (reciclagem, desmatamento, efeito estufa...), sendo que esta deve se colidir com a realidade do aluno, para que assim ele entenda melhor e possa realmente fazer, buscando contribuir para o desenvolvimento sustentável em um ato de cidadania.
Se pararmos para pensar no que o governo faz para melhorar o desenvolvimento sustentável iríamos ver que é praticamente nada. Na verdade hoje quem luta por esse desenvolvimento, são as ONGs. Desse modo, devemos mostrar que o desenvolvimento sustentável é um compromisso de todos, por isso temos que formar alunos críticos, que conheçam as necessidades do planeta e que cobrem dos governantes maneiras de fazer a sustentabilidade, de forma que estas sejam realizadas.
Chegamos a um ponto que não conseguimos parar com o desenvolvimento, mas podemos fazê-lo de modo consciente, preservando seus recursos naturais.
Referência
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