Como a maioria dos ditados populares, este também tem um pouco de verdade. Mas, o frio não existe!!! Para entender o porque do frio não existir precisamos entender primeiramente o seu oposto que é o calor. O calor existe e pode ser visualizado com aparelhos específicos que detectam radiação infravermelha. Calor é definido como sendo energia térmica em trânsito e que flui de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura existente entre eles, sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio.
Os mamíferos e as aves são homeotermos, ou seja, eles possuem uma característica que lhes permite manter sua temperatura corporal relativamente constante. A temperatura do corpo humano é 36 graus Celsius. Esta temperatura não pode aumentar nem diminuir. Quando aumenta ficamos com febre. Quando diminui estamos com hipotermia. Suponha-se que hoje a temperatura do ambiente esteja 15 graus Celsius. Devido a isso, o calor estará saindo do nosso corpo em direção ao ambiente. Mas se a temperatura do ambiente ultrapassar os 36 graus o fluxo de calor inverte: o calor começa a vir do ambiente para o nosso corpo. Portanto, sentimos "frio" quando uma grande quantidade de calor deixa o nosso corpo rapidamente. Sentimos "calor" quando muito calor fica retido no nosso corpo. O frio é simplesmente um estímulo elétrico enviado pelo nosso cérebro para nos avisar que estamos perdendo muito calor. "Frio é psicológico". Ele não existe. Neste sentido, poderíamos dizer que frio é simplesmente a ausência de calor, sentimos frio quando estamos perdendo muito calor para o ambiente.
Referência:
http://fisicaricardo.blogspot.com/2009/03/o-frio-nao-existe.html
Postado por: Cristiane Machado de Souza (cristtyanne@hotmail.com)
Esta postagem nos mostra que alguns ditados populares como o do texto acima (frio é psicológico) se tornam veridicos quando explicamos pela visão da fisica. É isso aí Cris.
ResponderExcluirPor Everaldo Santos de Aguiar
muito interessante o texto,pois agora sei que não sinto frio e nem calor,mas sim o que sentimos se deve a ausêcia de temperatura ou a abundância dela.
ResponderExcluirPor: Laura Freitas Figueredo.
ResponderExcluirÉ, nada melhor nesse inverno, com esse friozinho, ops, com a ausência de calor, ficar debaixo do cobertor e não deixa que nosso corpo perca calor.(:
Que legal!! Sempre que sentimos "frio" ou "calor" é devido ao fato da mudança de temperatura ambiente, logo o "frio é psicológico"! A física é realmente extraordinária!
ResponderExcluirPor: Leciani Eufrásio Coelho
(lecianicoelho@hotmail.com)