terça-feira, 29 de junho de 2010

IGLUS – Que tal abrigar-se do frio numa casa de gelo?

Embora seja frio ao tocá-lo, o gelo é um excelente isolante térmico. Os esquimós são habitantes originais das regiões polares, fazem suas moradias com blocos de gelo. A forma arredondada dos iglus é importante para impedir que o frio concentre-se nos cantos, deixando gelado o centro possibilitando o uso das fogueiras neste centro e a acomodação das pessoas nos cantos. Um iglu também pode ser forrado no seu interior com peles de foca, assim a habitação torna-se bastante confortável. Outro fator de o iglu ser neste formato é para que quando a neve cair sobre ele irá escorregar para os lados, impedindo a sobrecarga de peso e evitando o risco de desabamento. A resistência dos iglus vai aumentando com o tempo. As tempestades de neve e as geadas colaboram para que os blocos de gelo fiquem cada vez mais resistentes e grossos.

As aves e os mamíferos se utilizavam de vários recursos para manter sua temperatura corpórea constante. Entre estes recursos está o de arrepiar os pêlos ou penas, para formar uma camada isolante de ar entre eles. Um mergulhador ou um surfista usa a mesma idéia quando veste uma roupa de neoprene. A roupa propicia a formação de uma camada de água entre a pele da pessoa e a própria roupa, que irá funcionar como isolante térmico.





Referência: http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=3&idSubSecao=&idTexto=58

Postado por: Cristiane Machado de Souza (cristtyanne@hotmail.com)

2 comentários:

  1. Por: Geison
    Muito bom o tema da postagem, pois as vezes podemos achar estranho quando aparece nos filmes aqueles iglus no meio da neve...
    mas na verdade o gelo é um ótimo isolante térmico

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante a postagem, saber porque um iglu tem aquela forma e o mais importante, é feito de gelo, pois o gelo é um bom isolante térmico, fato que muitas pessoas desconheciam.

    ResponderExcluir