Espera aí!? Mas como isso acontece? Eis então o processo: o raio de luz passa do ar para a água,sofrendo um desvio,ou seja,uma refração,assim ele chega ao peixe.Logo, em seguida,acontece uma reflexão,então o raio de luz percorre o mesmo caminho inicial,só que dessa vez inverso,em que passa da água para o ar,ou seja,outra refração.
Quando acontece as refrações o peixe,supostamente,muda de lugar,isso olhando de fora da água.Se olharmos para o peixe de dentro da água isso não irá acontecer,pois a luz que vai até o peixe e reflete nos nossos olhos não muda de meio(da água para o ar e vice-e-versa),não ocorrendo a refração.
Agora sabemos que os pescadores que usam a lança para pescar e conseguem pescar alguns peixes são ruins de mira.
REFERÊNCIA:Hewitt,Paul G./ Física conceitual;trad. Trieste Freire Ricci e Maria Helena Gravina. - 9.ed. - Porto Alegre: Bookman,2002.
Após ler sua postagem pude,então,ter a certeza do que vimos em alguns filmes em que o pescador lança uma flecha em linha reta em cima do peixe e o pega sabemos que é mentira,pois a refração faz com que o pescador veja a imagem do peixe e não o peixe.
ResponderExcluirPor:Roseli Padilha Cardoso Gomes
Gostei muito do seu artigo, simples e criativo, ficou bem fácil entender como acontece a refração.
ResponderExcluirMuito bom o texto, assim ficou bem melhor de entender como acontece a refração na água. E assim perceber que nem tudo que vemos nos filmes é realmente verdade.
ResponderExcluirMuito bom Charlene! podemos perceber com o seu texto que acertar um peixe com uma lança não significa ter boa mira. Sem dúvida um bom tema para se pensar.
ResponderExcluirPor: Geison
ResponderExcluirBoa postagem, encontrou uma falha muito comum nos filmes...
Mas como físicos sabemos que muitas coisas que vemos nos filmes está errado...
Gostei da postagem, tema bem legal e interessante sobre a refração na água. É bom para saber que nem tudo que vimos é verdade, nos filmes por exemplo, há muitos mitos.
ResponderExcluir