Por:Joel Borba da Rosa
joelbr1974@hotmail.com
Para compreendermos que é possível enxergar o que já não existe mais, é necessário saber que a única coisa que realmente vemos é a luz. Um objeto só pode ser visto se estiver refletindo luz, ou for fonte de luz. O tempo que a luz leva para percorrer entre os objetos e o nosso olho faz com que tudo que vemos esteja no passado ou na verdade essa imagem que vemos já passou.
O sol é uma estrela que emite luz própria, e essa luz leva cerca de oito minutos para chegar a terra. Sempre que olhamos para o sol e para as estrelas estamos vendo como elas eram no momento em que a luz foi emitida, ela poderia ter explodido e não mais existir, então a imagem que vemos não confirma a existência no momento que olhamos.
Quando olhamos para o céu na verdade estamos vendo o que já não existe mais, nunca saberemos como o universo esta nesse momento, pois o que vemos é a luz que chega aos nossos olhos depois de percorrer um longo espaço por um determinado tempo.
Ao estudarmos a luz através da física podemos entender a veracidade da constatação de que tudo que vemos não existe mais.
Referencias: Física Conceitual 9º edição Paul G Hiwitt
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu gostei do texto porque ele explica bem como enxergamos o que não existe mais. Mas eu não concordo com o que diz a seguinte frase:"nunca saberemos como o universo está nesse momento" porque saberemos,mas claro algum tempo depois.
ResponderExcluirOla Joel!! gostei do texto, muito explicativo, é intrigante saber que nada esta em tempo real, como vc diz em seu texto, concocordo com vc pois estamos sempre atrasados nos acontecimentos.
ResponderExcluirAbraços!!
Marcia