domingo, 7 de março de 2010

É possivel enxergar o que já não existe mais?

Por:José Paulo Wollenschlager da Silveira

Por muito tempo acreditou-se que a propagação da luz fosse instantânea, podendo percorrer qualquer distância sem gastar tempo algum.
Após vários testes e experimentos notou-se que ela se propaga a uma de velocidade equivalente a 300.000km/s, o suficiente para percorrer 10 trilhões de quilômetros por ano (um ano-luz).Isso é quanto tempo a luz emitida ou refletida de um determinado objeto leva para o alcance de nossos olhos. Quando olhamos para o céu ,o que vemos na realidade é a luz emitida ou refletida por um determinado corpo após muito tempo.
A estrela situada mais próxima da Terra, depois do Sol, é Centauri, a 4,2 anos-luz. Se esta estrela fosse destruída, continuaríamos a ver seu brilho por pelo menos 4,2 anos depois de sua destruição. Estaríamos vendo algo que já não existe mais!

referências: http://translate.geoogle.com.br/translate
http://pt.wikpedia.org/wiki

2 comentários:

  1. Eu li este texto da wikipédia, tipo, ajuda a entender bem o que o Professor Felipe explicou, e confirma que podemos sim observar o que já não existe mais, já que por exemplo, a estrela demora tantos anos-luz para que possamos enxerga-lá da terra, então obviamente se um dia ela for destruida, ainda a observaremos pelo tanto de anos-luz que ela demora para chegar aqui.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto é de facil entendimento e foi importante você citar ... propagação da luz fosse instântanea.E foi bem colocado o exemplo das estrelas.

    ResponderExcluir