quarta-feira, 3 de março de 2010

É possível enxergar o que já não existe mais?

por: Paulo Tadeu Pereira
(paulopewera@hotmail.com)

Sim, na verdade quando olhamos para um corpo vemos a luz que é emitida por ele ou que esta sendo refletida nele. O tempo que levamos para ver algum movimento depende da distancia que estamos do corpo que observamos, em pequenas distancias esse atraso fica imperceptível por causa da velocidade que a luz viaja mais quando observamos o céu fica mais fácil de entendermos esse assunto.
Antigamente acreditava-se que a velocidade da luz era infinita ou instantânea, hoje sabemos que essa velocidade é de aproximadamente 300.000 Km/s, a luz do sol leva 8 minutos para chegar ate a terra, então sempre que olhamos para o Sol vemos a luz que o Sol emitiu 8 minutos antes, dizemos assim que o sol está a 8 min-luz da terra, outro exemplo é a estrela Sirius conhecida como a estrela mais brilhante do céu noturno ela fica localizada na constelação de Canis Major a uma distancia de 9 anos-luz da terra, portanto a luz emitida por esta estrela leva 9 anos para chegar a terra, se Sirius deixasse de existir hoje sua luz ainda seria vista da terra por mais 9 anos.
Por isso sempre que olhamos para algo vemos o que aconteceu no passado, pode ser a milésimos de segundos ou ate a bilhões de anos atrás.


Referências:.
Gaspar, Alberto. Física Ondas Óptica Termodinâmica, vol 2. São Paulo: Ática, 2009.

Um comentário:

  1. por:José Paulo W da Silveira

    É bem isso, seu texto foi claro e específico.
    Fica difícil entender e até acreditar que possamos estar vendo um objeto que já deixou de existir, ou ainda mais claro que estamos vendo o passado! Só mesmo se conseguirmos compreender o tempo de viagem da luz e distância entre objetos ,como a citada estrela Sirius.

    por:José Paulo W da Silveira

    ResponderExcluir