domingo, 29 de novembro de 2009

Como funcinam as estações espaciais?

Francine Coelho Darós



Uma estação espacial é uma estrutra artificial criada para permitir a permanência humana no espaço por semanas, meses ou até anos. Os astronautas, dentro das estações espaciais, realizam as mais diversas investigações científicas, como os efeitos no corpo humano de longos períodos de permanência no espaço.
Os russos criaram, nos anos 1970, a primeira estação espacial, que recebeu o nome de Programa Salyut. O programa foi composto de sete estações orbitais. A primeira Salyut foi lançada em 1971, e a últimaem 1982. As Estações Salyut eram todas simples, formadas por um único módulo. Paralelamente ao programa russo, os Estados Unidos lançaram, em 1973, a Skylab . A estação americana chegou a receber missões tripuladas, mas se destruiu inesperadamente em 1979.
O Programa Salyut proseguiu e, em 1986, foi sucedido pela Estação Espacial Mir, que significa, ao mesmo tempo, "paz", "mundo" e "universo", em russo. A Mir foi a primeira estação de pesquisa científica habitada permanentemente no espaço. Depois de várias colaborações conjuntas, ela se tornou internacional, permitindo a acessibilidade a astronautas de vários países. Diferente de Salyut, a Mir foi construída apartir da junção de vários módulos, enviados separadamente para a órbita terrestre entre 1986 e 1996. Na verdade, ela foi concebida para se manter no espaço só até 1991, mas continuou em fuincionamento por mais dez anos, até 2001. A Mir permaneceu no espaço a 400 quilômetros de altitude. Cerca de vinte e cinco missões russas e trinta internacionais foram feita, somando 103 visitantes. Ao todo, 14 mil experimentos científicos foram realizados.

Depois da experiência adquirida com os programas Salyut e Mir, chegou a vez da Estação Espacial Internacional, um projeto ainda em construção, liderado pelos Estados Unidos, mas que nasceu graças ao esforço e a cooperação de vários países. Sua montagem iniciou-se em 1998. ela também está na órbita da Terra a cerca de 400 quilômetros da superfície do nosso planeta e pode ser vista a olho nu. Idealizada para ser o maior hábitat humano extraterrestre, a Estação Espacial Internacional é capaz de atuar no suprimento de energia, suporte de vida e controle de ambiente, altitude e orientação. Ela tem também módulos, como o de pesquisa científica e o de habitação.

Enfim, uma estação espacial funciona como local de trabalho e hospedagem no espaço!



Fonte: Revista Ciência Hoje.

Um comentário: