segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Planetário Móvel



Por: Ândrea Silvano Inácio
Andrea.inacio@unisul.br

O Curso de Ciências da Natureza, com Habilitação em Física, do Instituto Federal de Santa Catarina propôs a turma da 1º fase , a construção de um planetário móvel. Projeto este que foi desenvolvido durante a disciplina: Projeto Integrador, ministrado pelo Professor: Felipe Damasio. Sendo aluna do curso e tendo participado da construção do mesmo junto à turma. Faço uma breve explanação, apoiada em outros autores do que seria este projeto.
Planetários móveis são aparelhos de pequeno porte que podem ser transportados com facilidade para qualquer local. O projetor ( planetário ) possui apenas alguns Kg de peso. Este tipo de equipamento é ideal para fazer apresentações em escolas, clubes e em outras atividades para divulgação da astronomia. Logicamente a qualidade de projeção deste tipo de planetário é bem mais simples se comparado com planetários fixos de maior porte, pois um planetário móvel não possui todos os recursos de um equipamento profissional.
Os Planetários são instrumentos mecatrônicos, onde a óptica a mecânica e a eletrônica se unem para projetar em uma sala especialmente adaptada, um céu artificial com as estrelas e planetas e todos seus movimentos. São destinados a levar ao público em geral o conhecimento da cultura astronômica através dos tempos. Os planetários não são instrumentos de ensino formal e sim de ensino não formal, embora sirvam muitas vezes de apoio a este. Um Planetário é um grande teatro de estrelas, é um simulador do céu onde a ciência a cultura e a arte se encontram.
O primeiro planetário no mundo a usar o método de projetar o céu em uma abóbada foi inaugurado em 1923, desenvolvido e produzido pela da firma Carl Zeiss, e instalado no Deustches Museum (Museu Alemão), em Munique, na Alemanha. O Planetário do Deustches Museum devido seu grande sucesso ficou conhecido como "a maravilha de Jena". A partir dai a Zeiss tem se dedicado a construção de Planetários, tornando-se a primeira construtora mundial destes instrumentos, assim várias capitais no mundo vêm implantando, desde aquela época planetários, sempre como um importante ponto de atração na vida cultural da cidade. O instituto Federal de Santa Catarina conta agora com um planetário móvel construído manualmente por seus alunos. Que deixa-o a disposição para qualquer evento.


Referencias:
wikimapia.org/.../Planetário-Professor-José-Baptista-Pereira
members.fortunecity.com/planetarios/planetario.htm

5 comentários:

  1. Ola Ândrea, gostei do texto é isso ai agora a cidade das avenidas tem um planetário movel a disposição, artefato este construido aqui, pelos acadêmicos do Instituto Federal de Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  2. Por: Marcelo Z. do Nascimento.

    O planejamento e a contrução desse planetário móvel foi um projeto muito interessante e inteligente de se fazer. Pois com ele podemos ir até as ecolas e apresentar aos alunos as projeções mostrando os posicionamentos da lua e outros satélites, os planetas, o Sol e outras estrelas com a ajuda de um retroprojetor. Com isso estimular a curiosidade dos alunos em saber mais sobre a astronomia e a física envolvida.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ândrea! Você divulgou com muitos detalhes nosso trabalho, possibilitando aos visitantes do blog, grande percepção sobre o que é um planetário e que práticar ciências não é tão difícil assim. Tal prática nos projeta a outros lugares, não me refiro apenas aos àstros que observamos, mas principalmente aos lugares que divulgaremos ciências. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Andrea, o nome do teu curso é CIÊNCIAS DA NATUREZA COM HABILITAÇÃO EM FÍSICA, e não Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir