
Por: Juliano Coelho da Silva
Como já sabemos e podemos perceber, os fenômenos climáticos estão destruindo não só Santa Catarina, mas muitas regiões do globo. Estudos nos levam a crer que o aquecimento global está intimamente ligado a esses fenômenos e que a natureza sempre busca o equilíbrio como um corpo doente que busca a cura.
Neste contexto, ao que tudo indica, o homem não está sabendo administrar os recursos naturais, e o que é pior: sabe-se lá quando terá consciência de que é necessario tomar decisões sábias, radicais e humanistas (diminuição da concentração de CO2 na atmosfera, gerenciamento de resíduos e outros tão importantes quanto) para que futuras gerações (não nos referimos aqui somente as gerações humanas) não sofram ou acabem extintas por negligência e inprudência de governantes.
Mas a culpa não é apenas dos governantes que visam o aumento do PIB de seus respectivos países ou, no caso, de empresários, gananciosos, visando o lucro de suas empresas. a
A prova disso não requer muito estudos com pesquizas que custão milhões aos cofres públicos. Basta "abrir seus olhos" e observar ao seu redor, enquanto caminha pelas ruas de sua cidade. Pessoas jogando o que não lhes servem (a isso damos o nome de lixo ou resíduos) por onde bem entendem ou que lhes convém (geralmente no chão).
Muitas situações tornaram-se corriqueiras aos olhos de muitos. No entanto, ferem os das pessoas educadas e responsáveis, preocupadas com um mundo melhor. Situações como a dos motoristas que jogam os resíduos dos cigarros que fumam, pela janela de seus automóveis, poluindo o ar, o chão, os rios, fazendo com que outras pessoas tornem-se fumantes passivos, indefesos, à mercê do livre arbítrio de quem polui ou se preferir... de quem fuma.
A verdade é que ninguém está isento da responsabilidade dos acontecimentos climáticos que se tornaram frequentes e devastadores. E que é possível reverter a situação caótica em que nos encontramos perante a natureza.
A auto-correção (hábitos responsáveis), a leitura de qualidade em busca de informações ecológicas são exemplos do caminho para interromper o processo de degradação do meio ambiente e estes estão dentro de cada um de nós, basta agirmos.
É isso ai Juliano concordo com você, a "auto-correção", e a "chamada de atenção" aos mau educados devem ser práticas constantes e de responsabilidade de todos. Essa cruzada em favor do equilíbrio do planeta deve ter um engajamento maciço de todos nós. Valeu!!!
ResponderExcluirEh tudo começa com pequenas atitudes como a de reciclar lixo.
ResponderExcluir