segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O que é tempo real? Se tudo o que vemos é passado!

por: André Götzke (andregotzke@gmail.com)

Há alguns dias, assistindo televisão, fiquei entusiasmado com a chamada de um programa do Discovery Channel sobre o Espaço. Na chamada era comentado que pela primeira vez alguém, da Terra, poderia ver em tempo real a explosão de uma estrela. Fato curioso esse, já que a estrela não estava na nossa galáxia e sim a alguns milhares de anos-luz da gente, então como conseguem ver em tempo real ou o que é o tempo real deles.
Pra mim tempo real seria ver o que está acontecendo agora, mas como para uma pessoa enxergar é necessário que o objeto emita luz, de forma própria ou por reflexão, e essa luz, emitida pelo objeto, seja captada por nossos olhos. O que vemos sempre está no passado, já aconteceu, então a explosão em tempo real da estrela só estaria atrasada em alguns milhares de anos, mais ou menos como se hoje nós assistíssemos à final da copa de 1998 desde o inicio das transmissões nos vestiários até a premiação. E o pior ainda, achando que o Brasil iria ganhar. Mesmo assim estaríamos mais atualizados, “em tempo real”, que na explosão em tempo real da estrela.
Tentei achar o programa mas não consegui, porém achei uma reportagem da NASA, também, sobre uma explosão em tempo real de uma estrela de nêutrons. Abaixo o link da reportagem.
http://www.nasa.gov/centers/goddard/news/topstory/2004/0220stardisk.html

se o inglês de vocês, assim como o meu, não é muito bom. Tem uma “tradução” da reportagem no link abaixo.
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=392

Um comentário: