quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Feira Regional Multidisciplinar

Por William Jeremias (wiliamjjj@hotmail.com)

Nesse texto farei uma crítica sobre a feira regional de ciências realizada na cidade de Araranguá dia 28/08/09. Nesta feira estudantes de ensino médio e ensino técnico divulgaram seus trabalhos, os quais foram realizados em diversas escolas, alguns com envolvimento de outras instituições.
O ambiente era amplo e parece que houve grande motivação por parte dos estudantes em divulgar sesus trabalhos. Eram projetos que tratavam de arquitetura (manufatura de móveis inspirada na técnica tangran), alimentação (seu valor, armazenagem e emprego correto), meio ambiente (projetos ecológicos) e energia (fontes alternativas de energia).
Um projeto chamou atenção, por sua aplicabilidade prática, foi a estuda solar de frutas. Este projeto teve por finalidade construir uma estufa para ser utilizada em propriedades rurais utilizando energia solar para secar frutas e eventualmente legumes e verduras.
Este método apresenta grandes vantagens em relação à secagem ao ar devido ao tempo de secagem que é menor, o que reduz os custos de produção e aumenta a eficiência do processo, sem necessariamente poluir o meio ambiente.
Outros projetos foram interessantes no sentido do contato dos alunos com o método científico e não por sua aplicabilidade. Por exemplo, é possível gerar energia a partir de de batatas, mas a energia gerada é muito pequena e além disso batatas são empregadas na alimentação do homem. Talvez de maior valor seria utilizar as cascas das mesmas (apesar de sua utilidade como adubo ou mesmo na indústria de alimentos), ou então produzir biodiesel ao invés de tentar obter energia elétrica diretamente das batatas.
Houveram vários projetos na área de energia, e em sua maioria foram importantes para divulgar a ciência e para mostrar que é possível gerar energia com menor poluição.
Houve também um projeto que envolveu não apenas a escola, mas a comunidade como um todo. Era um projeto de construção e financiamento de casas populares de baixo custo o qual já estava em andamento com participação da prefeitura de Araranguá.
No geral a feira foi positiva e de alto nível considerando as limitações financeiras e o nível de conhecimento dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário