segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Porque sempre estamos olhando para o passado?

A luz é um dos fenômenos mais intrigantes da natureza, de acordo com alguns estudos a terra não tem luz própria, ela recebe luz de uma outra estrela o sol.
Através desses estudos , foi feita a medida da velocidade da luz,pelo astrônomo dinamarquês Olé Christensen Roemer. para isso ele observou Júpiter e a rotação de suas luas, quando Júpiter se coloca entre observador na terra e sua lua diz-se que ocorreu um eclipse de tal lua, então ele mediu o intervalo entre vários eclipses e verificou que os tempos variavam. Ele concluiu que a variação no intervalo de tempo entre dois eclipses consecutivos era causada pela alteração da distancia entre Júpiter e terra. Ele notou que conforme Júpiter e terra se aproximavam, o intervalo diminua porque a distancia que luz teria que vencer para chegar ate a terra seria menor, e como a velocidade da luz é a mesma o tempo de viagem seria menor. Ele chegou ao valor de 225.000km/s, hoje o valor aceito é de 300.000km/s, o erro foi porque na época a distancias entre terra e Júpiter não eram muito conhecidas.
Mas ainda não cheguei onde quero, nossos olhos sempre estão olhando seres iluminados, conclui-se que são exatos 8 minutos que a luz leva para chegar a terra.
São 8 minutos para nossos olhos observarem determinados movimentos e objetos ou seja vemos tudo que acontece no passado.



Carolini Felisberto de Souza.

Um comentário:

  1. Carol, cuida um pouco nos acentos, (distÂncia, Sol - com s maiúsculo) mas o texto está bem atraente.

    ResponderExcluir