segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Daniel de Souza

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- CAMPUS ARARANGUÁ

Acadêmico: Daniel de Souza
Disciplina: Principios da ciência

Por que sempre estamos olhando ao passado?


Isto acontece pela definição existente hoje de luz. Atribui-se ao filosofo grego Platão as primeiras tentativas de explicação de “como vemos um objeto”, ele e seus discípulos fizeram muitos estudos e experiências e chegaram a conclusão de que nossos olhos emitem partículas que chegam até as coisas que queremos enxergar, só que esta hipótese foi derrubada por outros grandes nomes da física.
E é justamente pela definição que temos hoje que tudo que enxergamos esta no passado. Hoje sabemos que para enxergamos um objeto, a luz é que vem a nossos olhos, isto é, tudo que vemos é luz; então emitimos luz, a qual pode ocorrer de duas maneiras, corpos iluminados e luminados. Como é a luz que chega a nossos olhos e ela não é instantânea como se imaginava antigamente,ela leva um tempinho para chegar a nossos olhos, dependendo do meio em que estamos pois a velocidade da luz diferencia em determinados meios , para se ter idéia a luz viaja no vácuo a 300000 Km/s, portanto tudo que vemos é passado mesmo que em alguns lugares este passado pareça presente de tão rápido que a luz viaja.
Por exemplo uma estrela que está há dois anos de distancia da terra quando visualizamos aqui já se passou dois anos , isto quer dizer que ela pode já não existir mais e que se ela explodisse hoje, iríamos enxegar a explosão só daqui a dois anos.









Fonte: física volume 2; Luz, Antonio Máximo Ribeiro da, Beatriz
Alvarenga Álvares – São Paulo Spicione 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário