Algumas pessoas dizem que ser professor é ensinar ,fazer com que todos alunos aprendam, outros diriam que é ter amor pela profissão .Isso tudo está correto, mas antes de tudo,ser professor é ser comunicador. Desenvolver o sentimento de competência do estudante ,conquistar sua vontade em aprender e interligar o conhecimento com a atualidade são formas que o docente pode praticar e desenvolver.
É preciso que o professor atribui-a recursos em sala de aula pois cada aluno tem um modo de aprender diferente do outro. As aulas devem ser diversificadas pois assim se dá chances de aprender a vários alunos, porém o professor deve ter conteúdo e capacidade de explicar adequadamente , de escolher uma metodologia adequada. Para que a comunicação tenha sucesso também é preciso haver flexibilidade do educador em mudar o seu comportamento dependendo da turma. Uma das maiores dificuldades dos professores de Física é justamente não conseguirem fazer a ligação do conteúdo curricular com o dia a dia , com a sociedade , e muito menos com outras áreas do conhecimento .Um exemplo é o professor de matemática não interligar seu conhecimento com o docente de Física.
A aprendizagem significativa seria o passo inicial para que, no futuro , o estudante tenha prazer em aprender. O aluno aprende melhor aquilo que ele vivencia .Então , tudo o que o professor puder trazer da vida na sociedade , de casos que acontecem no dia a dia , é um fator potencialmente motivador. O aluno aprende porque ele sente que aquilo vai ter utilidade para ele.
O professor de Física deve ter ambição de formar e não simplesmente transferir conhecimento mais formar para a vida. Para isso , o universo , o mundo em que vivemos , possibilita o aluno a aprender Física por meio do aprendizado significativo.
Nome:Alessandra Carlos
Referências:Revista profissão mestre, especial mês do professor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Por Simone Votre Fascin.
ResponderExcluirNão devemos esquecer que o professor deverá crias possibilidades para que o aluno aprenda é de sentido e assim ocorrer a aprendizagem significativa partindo do que o aluno já sabe e então ampliar seu conhecimento.