quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

H2O - A essência da vida

Sempre dizem que precisamos tomar de 2 a 3 litros de água por dia. Mas por que devemos fazer isso?
Será que nosso corpo gasta essa quantia por dia?
Precisamos tomar toda essa quantia de água, pois nosso corpo libera todo dia por meio transpiração 800 mililitros de água, pela urina é liberado de 1,5 a 3 litros, 0,5 evapora por meio da respiração e 200 mililitros dão a consistência pastosa das fezes.
A água que tomamos, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não circula por veias e artérias: apenas 1 em cada 10 moléculas vão para a corrente sanguínea. Do restante metade se acomoda dentro das células e 30% formam o líquido intersticial, que preenche os vãos entre uma célula e outra. Esse líquido intersticial faz a troca de substâncias entre a o interior da célula com o exterior da mesma.Isso é muito importante, pois há uma troca constante de substâncias essências para o corpo humano e de todos os seres vivos. Essa troca acontece pela pressão que há dentro da célula quanto está fica cheia de líquido ou quanto o lado externo da célula está muito cheio de líquido.
Mas como o sabemos que precisamos tomar água? Isso acontece porque os neurônios mandam estímulos, uma espécie de "aviso", dizendo que o corpo está precisando de água.
Se acaso não tomarmos água por muito tempo nosso corpo entra em desidratação, não havendo troca de substâncias entre as células, o corpo trava.

Referência: http://super.abril.com.br/saude/corpo-humano-ai-sede-440436.shtml
Por: Charlene P. Dalmolin

Um comentário:

  1. Interessante esta postagem Charkene, com certeza a água é essencial para todos os seres vivos.

    Por Everaldo Santos de Aguiar
    2º módulo

    ResponderExcluir