sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O que acontece com diferentes densidades?

Por: Simone Votre Fascin
  Quando observamos algo flutuando, qualquer objeto, por exemplo, um pedaço de isopor. Responde-se. É a densidade que nos permite prever se um corpo vai afundar ou flutuar.
   No mar morto que o próprio nome sugere, pois não existe vida pela grande quantidade de sal que existe na água, uma característica marcante deste lago, fica no Oriente Médio e faz parte do ponto mais baixo do nosso planeta e onde está presente o maior teor de sal dissolvido na água do mundo.
   Faz parte de nossa cultura ver corpos que flutuam e sabemos que isso é possível por causa da densidade e da propriedade específica da matéria que constitui o corpo no qual sendo mais denso ele afunda ou flutua.
   Mas o que leva as pessoas flutuarem nas águas do mar morto sem nenhum esforço físico? Isso é mesmo muito intrigante!
   A água pura tem densidade de 1g/cm3, então qualquer material com densidade superior afunda e inferior bóiam.
A densidade das massas dos corpos das pessoas varia de pessoas para pessoas conforme as suas idades, sua saúde, a composição da massa óssea. etc.
Então as pessoas conseguem flutuar nessas águas, pois a sua densidade é menor que a densidade desta substância que tem uma grande quantidade de salinidade ficando assim mais densa que a água doce. O empuxo também atua provocando forças contrarias no corpo submerso e neste caso o empuxo é maior que o peso, portanto as pessoas flutuam.
 Referência: Química na abordagem do cotidiano. Tito/Canto.
                       Casos interessantes envolvendo a densidade.


Um comentário: