domingo, 14 de novembro de 2010

Entendendo a Fala






Na laringe, situada na garganta, existem quatro dobras membranosas denominadas pregas vocais. As pregas ou cordas vocais podem vibrar quando expiramos e expulsamos o ar dos pulmões pela laringe. A vibração das pregas vocais provoca vibrações no ar, o que origina a formação das ondas sonoras.








Na boca, o som produzido pelas pregas vocais é amplificado. E ali mesmo, devido a ação dos dentes, da língua e dos lábios, ele é articulado e transformado em palavras.

Na verdade, o som originado nas pregas vocais é muito fraco e dificilmente seria ouvido sem a intervenção da boca. O que se passa nessa situação é parecido com o que ocorre quando uma corda de violão vibra sem a intervenção de uma caixa de ressonância. As guitarras elétricas, que não possuem caixa de ressonância, dispõem de microfone, amplificador e alto-falante. O microfone transforma as ondas sonoras em sinais elétricos; o amplificador amplifica os sinais elétricos; o alto-falante volta a transformar os sinais elétricos em ondas sonoras.

                   RUI, Laura Rita, A Física na Audição Humana, Textos de Apoio ao Professor de Física, UFRGS, v. 18, n° 1, 2007.

Postado por: Cristiane Machado de Souza  2º Módulo  Lic. Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário