quinta-feira, 28 de outubro de 2010

De que forma a lente convergente ou divergente pode corrigir alguns defeitos da visão como hipermetropia e miopia ?

 Por: Simone Votre Fascin.

Você conhece alguém que usa óculos? Se a resposta for sim sabe da importância das lentes para a correção dos problemas da visão.
Já parou para pensar como os raios de luz se comportam diante destas lentes esféricas? E como elas conseguem corrigir esses defeitos?
   Pois bem, a luz ao entrar no olho passa por vários meios até atingir a retina formando a imagem real e invertida como se existisse uma única lente convergente próximo à retina.
   Em um olho míope os raios de luz paralelos convergem em um ponto situado antes da retina.
   Para corrigir esse defeito usa-se lente divergente bicôncava. Os raios de luz ao passar por esta associação de lentes são refratados dispersando a luz fazendo convergir na retina.
   Em um olho com hipermetropia os raios de luz paralelos convergem para um ponto situado depois da retina.
   A lente biconvexa é utilizada para corrigir esse defeito. Os feixes de raio de luz incidentes são refratados ao passar por esta associação concentrando a luz para que ele incida na retina.
   O nosso globo ocular é um pouco mais complexo e sofisticado e quando as ondas incidem nas lentes delgadas sofrem desacelerações diferentes devido à refração que sofrem.  
   Você pode compreender melhor aperfeiçoando seus estudos e conhecer outros defeitos da visão, em:
 Tipler, Paul Allem, 1933-Física para cientistas e engenheiros, volume 2.

Um comentário:

  1. Muito interessante essa postagem!!! Assim quem não sofre, ou até mesmo possui hipermetropia ou miopia, desconhecendo o que as lentes fazem, pode entender como as lentes corrigem os defeitos da visão.

    Leciani E. Coelho
    (lecianicoelho@hotmail.com)

    ResponderExcluir