quinta-feira, 1 de julho de 2010

Algumas curiosidades a cerca da roupa espacial

Por: Giovane Stork Teixeira (giovanistork@gmail.com)



Podemos afirmar com certeza absoluta que sem esses trajes avançados, nos seres humanos duraríamos apenas uns poucos segundos do lado de fora de uma espaçonave. Para termos uma idéia da tecnologia empregada em uma roupa desse tipo, basta dizer que ela é capaz de criar uma pressão interna artificial, impedindo que o corpo do astronauta se despedace atraído pelo vácuo do espaço. Esse tipo de roupa também protege contra as variações de temperatura, contra a radiação solar e os impactos de micrometeoritos, que podem se chocar contra o traje com velocidade e impacto semelhantes ao de um tiro. O astronauta brasileiro, Marcos Pontes, que trabalha na Nasa, a agência espacial americana, diz o seguinte em relação ao traje, "Vejo a roupa como se fosse um tipo de nave espacial”.
 Em meados dos anos 60, o pioneiro Gagarin usava apenas um simples macacão pressurizado. Ele foi o primeiro ser humano a ir ao espaço. Sua roupa era um macacão pressurizado, semelhante aos dos pilotos de aviões que voam em grandes altitudes.
 Os trajes do projeto Mercury (1961-63), que levou os primeiros americanos ao espaço, eram bem parecidos. Em 1965 eis que surge o projeto Gemini, que tinha por objetivo fazer o primeiro homem flutuar no espaço. Para obter sucesso nessa empreitada era preciso muito mais que um jaquetão pressurizado. A nova roupa protegia contra variações de temperatura, radiações e micrometeoritos. O oxigênio, porém, vinha por um tubo ligado à nave.
 No período entre 1968/72 quando os americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram na lua pela primeira fez, usavam roupas com mais acessórios, que davam suporte a vida. Com elas surgiram os "mochilões" nas costas dos astronautas, onde havia tanques de oxigênio, água etc. A roupa pesava 82 quilos - o equivalente a 14 quilos na Lua, devido à diferença de gravidade.
 Em 1974/75 durante o projeto Skylab – onde foi desenvolvida a primeira estação espacial permanente - a roupa era basicamente a mesma das missões lunares Apollo. A principal inovação foi o safer: um propulsor dirigível movido a nitrogênio, que permitia que o astronauta se deslocasse no espaço em atividades fora de sua nave. Na atualidade o traje espacial pesa 130 quilos e custa cerca de 2 milhões de dólares.
Hoje em dia a de mochila que os astronautas carregam nas costas é um superkit de sobrevivência, que dá um suporte de vida de oito horas. Ela guarda desde a bateria que faz todo o traje funcionar até suprimentos de oxigênio e água. Na parte da frente do tronco há ainda um compartimento retrátil com ferramentas e o controle de temperatura da roupa. A roupa é dividida em módulos: capacete, tronco, braços, pernas, luvas e botas. As várias partes são presas umas nas outras por travas mecânicas - que se fixam após um pequeno giro. Os módulos são intercambiáveis, ou seja, podem se unir a outras peças maiores ou menores. Isso é útil (e econômico), pois permite a adaptação de uma mesma roupa para astronautas de medidas diferentes. Além do grosso traje externo, os astronautas também têm suas roupas de baixo. Uma delas é um macacão tipo ceroula por onde passam centenas de micro canos de água que servem para controlar a temperatura corporal. Mas o pior é a segunda roupa de baixo: uma fralda super absorvente que permite ao astronauta se aliviar fora da nave em caso de uma estrema necessidade. Um detalhe que se percebe em todos os trajes espaciais é o fato de serem da cor branca para refletir os raios do Sol e evitar um superaquecimento. Ele tem 14 camadas de tecidos, com materiais tão diferentes como náilon, alumínio e neoprene. As três primeiras camadas (de dentro para fora) servem para controlar a temperatura e a quarta mantém a pressão interna da roupa. As camadas restantes são para frear o impacto dos micrometeoritos.

Fontes: . http://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/pergunta_287019.shtml



http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010130060509


http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=roupa+de+astronauta&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=RUctTL-pDsSclgf-yuGZBA&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCsQsAQwAA

2 comentários:

  1. Muito interessante Giovane!

    Olha eu não sei se aguentaaria muito tempo dentro de um traje destes...hehe

    Lenise.

    ResponderExcluir