quarta-feira, 9 de junho de 2010

Supercondutividade


      Por Cauê Scarpari (caue_scarpari_2@hotmail.com)

      Supercondutividade é uma propriedade fisica, que certos materias apresentam quando são esfriadas a temperaturas extremamente baixas, podendo conduzir uma corrente eletrica sem alguma resistecia e nem perda de energia. O físico holandês Heike Kamerlimgh-Onnes foi o descobridor deste fenomeno em 1911, observando que a resistencia elétrica do mercúrio desaparecia ao ser resfriada a 4K, correspondendo a -269,15 °C, tornando o mercurio um material supercondutor. Este fenomeno foi verificado em outros metais, no entanto nao foi  adiante essa aplicação, porque era necessario muitos gastos para manter a temperatura muito baixa.
       Foi em 1972 com os trêz fisicos americanos Jonh Bardeen, Leon Cooper e Robert Schrieffer, oque fez a explicação ser tao importante, foi o fato de esse fenomeno não estar ligado somenta diminuição da agitação termina dos atomos e das moléculas de um material, quando esse esta em baixa temperatura. Dessa forma surgio a possibilidade da existencia desse  fenomeno ocorrer a temperaturas muito elevadas, mas a experiencia com condutores metalicos relacionados a essa possibilidade nao tiveram resultados.
      Após alguns anos, os fisicos da IBM, o suíço Karl Alexander Muller e o alemão Johannes G. Bednorz, conseguiram a supercondutividade a 35K, correspondendo a -238 °C, esse fato foi de grande importancia para toda a ciência e permitiu grandes avanços siguinificativos.
       Nos supercondutores, a resistência elétrica o campo magnético no interior desses materiais é zero em baixa temperatura, o trem bala por exemplo, usa da levitação magnética proporcionada pelos supercondutores para reduzir o atrito, tendo somente o atrito entre o trem e o ar, aumentando a velocidade máxima e reduzindo o consumo de energia.


Um comentário: