sexta-feira, 28 de maio de 2010

"Toda ação provoca uma reação... de igual intensidade, mas de sentido contrário."




Por: Leanny Karine Aguiar 2009/02 (leaguiarr@hotmail.com)

Traduzindo: Se um corpo A exercer uma força sobre um corpo B, logo o corpo B exercerá também uma força sobre o corpo A . Um exemplo muito usando são os nadadores, eles impelem a água para trás usando pés e mãos. Podemos perceber que a força que eles usam sobre a água é a mesma que empurra o nadador para frente.

Acredito que muitos já sabem então do que estamos falando não mesmo? Terceira Lei de Newton. Ela é simples mas ao mesmo tempo tem lá uns pontos que são difíceis de assimilar, mas vale a tentativa. Se ainda ficou complicado, depois de ler o exemplo acima, para ajudar podemos pensar da seguinte forma: “toda ação provoca uma reação”: estão associadas a uma só interação e corresponde a forças trocados por apenas dois corpos; “ de igual intensidade”: estão ligadas a mesma natureza e a força aplicada pelo corpo A sobre o corpo B será a mesma do corpo B sobre o A; e por fim “mas sentido contrário”: por que realmente cada um vem de um lado. O que vale lembrar é que ação e reação nunca se anulam pois atuam sobre diferentes corpos.



Não seria correto atribuir  ação a uma das forças e a reação a outra. Estas são apenas algumas característica desta Lei. Bastante importantes por sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário