quarta-feira, 26 de maio de 2010

Os Estágios de Piaget

Por: Márcia Elida D. prudêncio

O estágio é um dos mais importantes conceitos da obra de Piaget, onde fala do desenvolvimento da inteligência na criança. Este desenvolvimento foi dividido em três partes:
1º estágio: sensório-motor - vai de 0 à 2 anos aproximadamente, é a fase onde a criança realiza uma série de conquistas no seu dia-a-dia através de ações e percepções, ou seja, há inteligência sem linguagem. Nesta fase a criança constrói a noção de objeto e que também é um objeto no universo. Noção de objeto permanente: embora ela não a veja sebe que existe, e a noção do espaço: um objeto tem três dimensões, fase em que ela se prepara para falar.
2º estágio: pré operatório - vai de 2 à 7 anos aproximadamente, este estágio é também chamado de estágio da representação, porque a criança consegue pensar um objeto através de outro pr meios de desenhos, brinquedos, imitações, reconhecimento no espelho, etc. É também a fase em que a criança começa a falar, entra no mundo da moralidade, dos valores, começa a distinguir entre o certo e o errado. Outro conceito que ele utilizou para explicar esta fase foi o egocentrismo, ou seja, é a dificuldade que a criança tem de sair do seu próprio ponto de vista e se colocar no ponto de vista de outra pessoa.
3º estágio: operacional - é o último estágio que começa aproximadamente aos 7 anos. Neste estágio a criança já consegue pensar uma ação e também sua anulação, então ocorre a conquista da organização lógica. Este estágio é dividido em operacional concreto em que acriança só acredita nas coisas em que ela possa tocar, vivenciar, lembrar, etc. Tem dificuldade em aceitar hipóteses. E operacional formal é a fase onde a criança começa a pensar de maneira lógica através de hipótes.

Um comentário:

  1. Piaget foi por muito tempo referência na psicologia até surgirem outros pesquisadores como Vygotsky, por exemplo, com estudos que valorizam as ações e a intervenção pedagógica. Um contra ponto que penso ser importante entre os dois é que enquanto Piaget defende que a aprendizagem é consequência do desenvolvimento humano, ou seja,é necessário desenvolver-se para que possa aprender, Vygotsky diz justamente o contrário, de modo que o ato de aprender proporciona ao indivíduo seu desenvolvimento intelectual e psicológico. Vlw pela contribuição Márcia...

    ResponderExcluir