domingo, 16 de maio de 2010

Impacto da Produção de Energia Elétrica

Por: Graciane Farias (gracyg1@hotmail.com)
       Hellen Soares (hellen.aru@hotmail.com)
       Tairini da Silva (taitds@hotmail.com)

Os impactos causados pela energia elétrica, muitas vezes passam despercebidos, pois as transformações ambientais ocorrem antes que a energia chegue até nós.
A energia pode ser produzida por: usinas hidrelétricas (água), usinas térmicas (queima de combustível), usinas nucleares (fissão e fusão de átomos).
A hidrelétrica funciona da seguinte forma: a água possui energia gravitacional que será convertida em energia cinética. Esta é transferida às turbinas do gerador que irá convertê-la em energia elétrica a qual será enviada a seu destino.
A usina térmica produz energia elétrica a partir da queima do carvão, óleo, combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade. O principal impacto desta energia é a poluição causada na atmosfera, devido à queima destes produtos, que aumenta a emissão de dióxido de carbono (CO2).
A usina nuclear produz energia elétrica por meio de reações nucleares de elementos radioativos. O mais utilizado é o urânio que é colocado em barras dentro dos reatores, logo o calor gerado pela reação move um alternador que produz a energia. O ponto negativo deste tipo de energia é a geração do lixo nuclear.
Para construir uma represa hidrelétrica muitas vezes é necessário alterar o ambiente, o que  causa diversos problemas sociais. Devido à construção das represas muitas pessoas são expulsas de suas terras, além do que a biodiversidade local é afetada.
Uma das atitudes que se pode tomar é optar por fontes renováveis de geração de energia elétrica, como a força das águas, dos ventos, o sol e a biomassa. A energia eólica, por exemplo, causa impacto substancialmente menor e evita a emissão de gás carbônico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário