domingo, 16 de maio de 2010

Hepatite C

Por:Digiane Reis da Silva;
       Leciani Eufrásio Coelho;
       Moniceli Costa Destro 

Uma descoberta ainda muito nova para ciência. O vírus da Hepatite C foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1989. Acredita-se que a doença originou-se dos macacos. Foi somente em novembro de 1993 que se passou a pesquisar a presença da doença em doadores de sangue, ate então pessoas portadoras deste vírus conviviam com ele transmitiam a doença sem saber de todos os males que ela trás consigo.


Como é um vírus traiçoeiro, chega e ataca em silencio, seus sintomas são muitos comuns: fadiga, náuseas, pernas cansadas, dores articulares e musculares, desconforto abdominal como se fosse um quadro de gripe leve , dificilmente causa amarelidão.A hepatite C, é transmitida a partir de qualquer contato com secreções do corpo como transfusão sanguínea, drogas injetáveis, tatuagens ou piercings sem material esterilizado, mães infectadas com vírus C também transmitem para os bebês por isso é essencial que qualquer mulher grávida ou com desejo de engravidar faça o teste do HCV. Hoje, na maioria dos países a grande maioria dos doentes, praticamente 95% deles, nem sequer suspeitam da infecção e estão caminhando silenciosamente para a perda da saúde, da sua vida. Não existe vacina, e não há previsão de uma. É mínima a tendência para a cura espontânea da hepatite C e, embora a maioria dos pacientes apresente sintomas difíceis de reconhecer por vários anos, o risco de desenvolver cirrose e câncer hepático é significativo. Estima-se que 3% da população brasileira sejam portadoras da hepatite C.



Referencias:

Carlos Varaldo, grupo otimismo. Disponível em: http://www.hepato.com/p_epidemiologia/epidemiologia_20060116.html. Acesso em: 05/04/10

Hepatites virais. Disponível em: http://www.gastronet.com.br/hepatite.htm. Acesso em: 05/04/10



Um comentário:

  1. por: Geison
    Hepatite é uma doença complicada e que muitas vezes demora pra ser diagnosticada por causa dos sintomas comuns.
    É sempre bom conhecer um pouco mais sobre estes tipos de doenças.

    ResponderExcluir