quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Uma curiosidade sobre o atrito

Por Ricardo Cavaler Bianchi

1111Juliano Coelho da Silva
1111Giovane Stork Teixeira



11111111Um dos ramos da física de maior aplicabilidade na vida das pessoas é a Mecânica Newtoniana. Ela é utilizada com grande maestria, indo dos movimentos de um grão de areia, passando pelas “gigantescas” obras da moderna construção civil e chegando a ser empregada nas leis que regem algumas órbitas planetárias. Essa parte da mecânica dos corpos, no entanto, possui limitações, não se aplicando a partículas de grandeza atômica bem como a grande maioria dos sistemas astronômicos.
11111111Sir. Isaac Newton foi um dos maiores cientistas da humanidade, talvez o maior, deixando contribuições na Mecânica, Óptica e Gravitação, além da Matemática. Estudando a Mecânica Newtoniana nos deparamos com o conceito de atrito, o qual está presente em quase todos os movimentos (excluindo-se apenas os movimentos ocorridos em situações ideais), sendo o atrito o responsável por diversos fenômenos do dia-a-dia tal como se locomover, voar de avião, andar de bicicleta...
11111111O atrito dos movimentos é representado por uma força que é sempre contrária ao sentido do movimento, conhecida como Força de Atrito (Fat). Por definição, essa força equivale ao produto da Força Normal (N) pelo Coeficiente de Atrito entre as superfícies envolvidas (μ), então Fat = μ N. O curioso é que Fat não depende da área de contato entre as superfícies, e sim do material do qual as superfícies são feitas. Isso quer dizer que se empurrarmos um tijolo maciço sobre uma mesa, a Força de Atrito será a mesma independente de qual face do tijolo esteja em contato com a mesa, desde que todas as faces sejam do mesmo material. Isso nos remete a uma dicotomia: Por que então os ciclistas profissionais usam pneus finos ao invés dos mais espessos? A resposta é: Para diminuir o atrito. Mas se o atrito não depende da área de contato, por que o pneu mais estreito possui menos atrito com solo? Nossa resposta está relacionada à Força Normal que o solo exerce sobre o pneu. Essa força existe sempre que há contato entre superfícies, no caso do pneu, cálculos simples mostram que a Força Normal equivale à Força Peso (P) do pneu. Como P=mg (onde “m” é a massa do pneu e “g” é a aceleração gravitacional), quanto maior a massa do pneu maior a Força Normal e consequentemente maior a Força de Atrito. Se considerarmos dois pneus, um estreito e outro espesso feitos de mesmo material, o estreito terá menor massa e por isso menos atrito com o solo.
11111111ºO que chama a atenção para essa postagem é que alguns conceitos físicos têm sua interpretação equivocada (o atrito de um corpo não depende de sua área de contato), sendo que se há duvida sobre qualquer assunto ela deve ser sanada sempre de maneira científica, desconsiderando as interpretações intuitivas.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. tens razão e beijinhos no bujão.......
      Bjs do Paulo Pedro......
      XXX RedtubeXXX

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