sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Processo de fabricação de espelhos

Por Marcelo Zeferino do Nascimento (marcelo_aruu@hotmail.com)
e Wiliam Jeremias dos Santos (wiliamjjj@hotmail.com)

A origem do espelho é o vidro. O mistério da reflexão dos espelhos está na prata colocada em sua superfície. A prata produz a reflexão das imagens juntamente com o vidro transparente. Foi no século XVII, na Itália, na cidade de Veneza, que foram fabricados os primeiros espelhos semelhantes aos que utilizamos atualmente. Os artesãos utilizavam o vidro e cobrindo-o com uma fina camada refletora. No ano de 1835, foi descoberto o processo químico de formação de camadas metálicas de prata pelo químico alemão Justus Von Liebig. Atualmente existem os processos de fabricação de espelho galvânico e copper-free.
O processo galvânico é o mais utilizado. Nesse processo é utilizado camadas metálicas de prata, cobre e uma tinta protetora. No processo o vidro é lavado, sensibilizado, prateado, cobreado, pintado e secado. A figura abaixo mostra um esquema deste processo.



O mais novo processo de fabricação de espelho é o copper-free que é produzido com camadas metálicas de prata e uma tinta protetora. Neste novo processo, o vidro é lavado, sensibilizado, prateado, pintado, recebe raios ultravioletas, e é, finalmente, secado. Apesar da semelhança dos dois processos, no processo copper-free não é utilizado o cobre para a proteção da prata, mas é utilizada uma tinta protetora que evita a oxidação e dá boa aderência a tinta. O processo de fabricação dos espelhos tem uma duração de 20 a 25 minutos.



Além destes dois processos, há ainda o processo manual. Este processo é efetuado mediante o uso de pistolas de pintura pulverizada, conectadas em compressores e reguladas através de filtros reguladores.

Referências:
http://www.andiv.com.br/downloads/rep-esp/ovidroplano_421_jan08-espelhos.pdf (acesso em: 23/08/2009 as 23;40)
http://www.andiv.com.br/espelho.asp (acesso em: 23/08/2009 as 23:40)

3 comentários:

  1. Muito interessante essa postagem sobre a origem dos espelhos. Mais interessante ainda é saber que desde a confecção dos primeiros espelhos até os prozidos atualmente não houve mudança significativa no método de produção, mesmo com todo o avanço da ciência.

    ResponderExcluir
  2. Ai que vc se engana hoje em dia tem maquinas que sabem se o espelho é bom se não for a propria maquina quebra o espelho. Ou seja quebra a chapa, sendo que o homem nao consegue identificar esse tipo de problema, como mancha que vao aparecer futuramente, e pontos escuros.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber a fórmula do sensibilizante com cloreto de estanho

    ResponderExcluir