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Existem muitas curiosidades entre a lei da física e a formula 1. Podemos observar a física desde a largada do carro quando a sua velocidade é baixa, pois ele parte do repouso. Enquanto a velocidade do carro é pequena, o ar que corre por baixo do veiculo e também muito lento. Como conseqüência, a pressão sobre o carro não é suficientemente grande para mantê- lo estável na pista associado com a super pressão do motor , o carro patina de um lado para o outro.
Existem regras em relação a formula 1 como altura ,peso,largada, distancia entre eixos entre outros. Tudo isso nos leva a entender que se a distancia entre o eixo a massa, o comprimento do carro se não forem considerados o veiculo poderia capotar durante uma curva ou no final de uma grande reta devido a um efeito simples de transferência de massa!
É interessante também saber que o carro sofre uma espécie de ataque de aceleração de ate 5g no momento em que faz uma curva a alta velocidade. E este valor é tão razoável, que na freada no final de uma reta, podem sair lagrimas do piloto espontaneamente e atingir o visor do capacete. Tontura e perda de sentido também são reflexos de aceleração ou desaceleração intensa. É por esses motivos que o piloto é preso por um cinto especial apertado ao máximo suportável por ele.
As suspensões têm um desenho em forma de asa de avião invertida, pois aumenta a pressão sobre o carro. Um carro de formula 1 atinge aproximadamente 156km/h apena de primeira marcha. Gasta menos de 15,0s para ir de 0 a 320 km/h.
Mais uma curiosidade: as marchas são trocadas automaticamente, através do comando do piloto num circuito eletrônico que fica sob o volante. São pequenas alavancas e botões comandando uma supermáquina. O piloto deve ficar atento também ao sentido do vento. A equipe faz o monitoramento o tempo todo. Se o vento estiver á favor do movimento do carro, o veiculo pode ter limite de rotações do seu motor atingido ao final de uma reta, o que é muito arriscado. Deve-se evitar trabalhar na situação limite para reduzir o desgaste das peças.
A massa carro+piloto+combustíveis também é limitado pela FIA. Eletricidade, magnetismo, força de atrito, pressão, alavancas, molas, ótica, inércia. É por tudo isso que os engenheiros ficam atentos o ano todo ao comportamento do carro.
Referencias: WWW.autoneusbr.hpg.ig.com.br/atrito.htm
http://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/vestibular-carro-formula-1.asp
Físico Rodrigo Marques
Físico Rodrigo Marques
Por; Roseli Padilha Cardoso Gomes.
ResponderExcluirSua postagem nos mostra como é importante a estabilidade de um carro, para que não ocorra acidentes nas corridas de fórmula 1 . E não só na fórmula 1 mais também nos carros feitos para trafegar nas estradas.
Prezados amigos,
ResponderExcluirSolicitamos que coloquem link no fonte original:
http://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/vestibular-carro-formula-1.asp, para que os créditos sejam dados devidamente ao Físico Rodrigo Marques.
Atenciosamente,
Equipe da VestibulandoWeb
www.vestibulandoweb.com.br
Qual é a evolução dos motores de formula 1 ?
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