Pois bem,a cor azul do céu é resultado do espalhamento seletivo(quanto menor for a partícula,mais luz de alta freqüência será reemitida por ela),ou seja,as moléculas de oxigênio e nitrogênio que formam a maior parte da atmosfera, são pequenas partículas, que emitem mais luz de alta freqüência quando energizadas pela luz solar, o que faz com que a luz seja reemitida em todas as direções.
A luz violeta é mais espalhada que a luz azul,mas como nossos olhos são muito sensíveis ao violeta(por causa da alta freqüência),é a luz azul espalhada que predomina, por isso vemos o azul.
Mas a luz que não é espalhada é trasmitida.A luz vermelha ,laranja e amarela são de baixa freqüência,por isso são menos espalhadas,mas são as que melhor se transmitem através do ar.A luz vermelha é a luz visível de mais baixa freqüência e a menos espalhada,por isso é a que melhor é transmitida.
Um exemplo:
Ao meio dia, a luz solar percorre um caminho mais curto, e atravessa uma camada menos espessa da atmosfera até a terra, conseqüentemente uma pequena parte da luz de alta freqüência é espalhada ,o que deixa o sol amarelado.Pelo fato do sol estar baixo no céu, quando chega o final do dia a luz tem que percorrer um caminho mais comprido na atmosfera,fazendo com que os raios de luz de alta freqüência sejam cada vez mais espalhados, ficando esbranquiçados ao chegar a superfície, assim os raios de luz de baixa frequencia vão atravessando a atmosfera deixando gradualmente o sol cada vez mais avermelhado (fig 1).
(fig 1). O pôr-do-sol no fim do dia.
Ref : Hewitt,Paul G. Física conceitual/Paul G. Hewitt; trad.Trieste Freire Ricci e Maria Helena Gravina. - 9.ed. - Porto Alegre: Bookman,2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário