email: erikabetetti1972@hotmail.com
Um tsunami (vem do japonês, significando literalmente onda de porto).
É uma onda ou uma série delas que ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água, como, por exemplo, um sismo, atividade vulcânica, ou um maremoto que de fato pode originar um(a) tsunami.A energia de um tsunami é função de sua amplitude e velocidade. Assim, à medida que a onda se aproxima de terra, a sua amplitude aumenta à medida que sua velocidade diminui.Uma tsunami, pode ter um comprimento de onda de mais de 100km e período de 1 hora..O gigantismo da tsunami em todos os aspectos, deriva sim do seu extraordinário comprimento de onda.
* Ondas rasas em mar profundo!??
Para ondas tão longas, o mar profundo seria algo como um espelho d'agua raso.
Ao chegar em águas rasas, prevê uma diminuição da velocidade de propagação. Em muitos casos, dependendo da formação do solo marinho na costa, essa corrente ascendente funciona como um poderoso aspirador, o que explica a tendência de recuo da água do mar na praia prestes a ser atingida por um tsunami.
“A comparação feita com a bomba de Hiroshima,mostra não somente a descomunal disparidade entre as forças da natureza e aquelas colocadas em ação pelo homem. Falamos de 20 mil ou 30 mil bombas de Hiroshima esquecendo-se de mencionar que uma só, aquela lançada pelo homem no final da Segunda Grande Guerra, matou 200 mil pessoas, número comparável ao da tsunami, metade delas em apenas um minuto, e numa área muito menor. Donde se conclui que a estupidez humana ainda supera de longe qualquer cataclisma da natureza.”
Referências:
Física na Escola, v. 6, n.2,2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário