terça-feira, 7 de setembro de 2010

Qual a relação entre o estudo da luz pela física com o Movimento da Pintura do Século XIX chamado de “Impressionismo”?

A ponte japonesa, representada várias vezes pelos pincéis de Claude Monet em diferentes estações do ano.
Sabemos que luz é única coisa que vemos, e as cores do espectro luminoso nos dá uma variedade de tonalidades conforme a hora do dia ou da noite. Os raios luminosos projetam sobre a natureza inúmeras gamas, produzindo uma cena diferente em cada instante podendo-se tirar um “impressão” conforme os passar das horas, daí  surgiu o nome que se deu ao movimento “Impressionismo”.
O movimento artístico “Impressionista” surgiu na França no século XIX, e trouxe um novo conceito de pintura da natureza. As pinceladas são soltas, destacando a luz e o movimento.
Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.
Os pintores impressionistas retratam em suas obras os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores está nos raios do sol, ou como sabemos na física, no espectro eletromagnético que ela emite, e quem tem sua origem nos movimentos acelerados dos elétrons. Uma mudança no ângulo destes raios implica na alteração de cores e tons.  É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pelas mudanças nas horas do dia e da estação do ano.
Alexandre de Matos - Física Lic12

Nenhum comentário:

Postar um comentário