quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Como funciona o controle remoto?

Acadêmica: Digiane Reis da Silva Pereira
digianereis@hotmail.com

Quando surgiram, os primeiros controles remotos eram equipamentos de rádio frequência que dirigiam navios alemães para colidirem com barcos aliados durante a Primeira Guerra Mundial. Foi durante a Segunda Guerra que os controles remotos detonaram bombas pela primeira vez.
Com o fim da grande guerra, os cientistas tinham uma tecnologia brilhante e nenhum lugar para aplicá-la. Mais de sessenta anos depois, nos passamos horas procurando pelo controle remoto antes de lembrar que existem botões na TV.

O interior dos controles remotos infravermelhos

A tecnologia dominante nos controles remotos é o infravermelho (IR). A luz infravermelha é também conhecida como "calor". A premissa básica no funcionamento de um controle remoto IR é o uso da luz para levar sinais entre um controle remoto e o aparelho a que ele controla. A luz infravermelha está na faixa invisível do espectro eletromagnético.
A tecnologia dominante nos controles remotos é o infravermelho (IR). A luz infravermelha é também conhecida como "calor". A premissa básica no funcionamento de um controle remoto IR é o uso da luz para levar sinais entre um controle remoto e o aparelho a que ele controla. A luz infravermelha está na faixa invisível do espectro eletromagnético.
Para termos uma idéia melhor de como o processador funciona, olharemos o interior de um controle remoto comum. As partes básicas envolvidas no envio de um sinal IR incluem:

* botões
* circuito integrado
* contatos dos botões
* diodos emissores de luz (LEDs) 



Alguns controles remotos funcionam apenas quando os apontamos diretamente para o receptor do aparelho controlado, enquanto outros funcionam quando você aponta na direção aproximada do receptor. Isto se relaciona com a potência do LED transmissor. Um controle remoto com mais de um LED e/ou um LED particularmente potente produz um sinal mais forte e espalhado.

O processo

1. Você aperta o botão “aumentar volume” em seu controle remoto, fazendo com que esse botão toque o contato sob ele, fechando o circuito “aumentar volume” na placa de circuitos. O circuito integrado detecta isso.
2. O circuito integrado envia o comando binário "aumentar volume" ao LED na frente do controle remoto.
3. O LED envia uma série de pulsos de luz que correspondem ao comando binário "aumentar volume".
Os controles remotos infravermelhos já estão no mercado há 25 anos. Mas, apesar disso, têm algumas limitações relacionadas à natureza da luz infravermelha. Primeiro, eles têm um alcance de apenas 10 metros e exigem linha de visada. Isso significa que sinais infravermelhos não são transmitidos através de paredes nem fazem curvas - é preciso uma linha reta até o aparelho que se está tentando controlar.
A luz infravermelha é tão comum que as interferências podem ser um problema com controles remotos IR.

Algumas fontes de luz infravermelha usadas diariamente:

* luz do sol
* lâmpadas fluorescentes
* corpo humano

Para evitar interferências causadas por outras fontes de luz infravermelha, o receptor infravermelho em uma TV responde a apenas um comprimento de onda particular de luz infravermelha, normalmente 980 nanômetros. Há filtros no receptor que bloqueiam a luz de outros comprimentos de onda. Além disso, a luz do sol pode confundir o receptor porque possui luz infravermelha no comprimento de onda de 980 nm. Para solucionar esta questão, geralmente, a luz de um controle remoto IR é modulada a uma frequência não presente na luz do sol e o receptor apenas respondem à luz modulada a 980 nm nessa frequência.

Referências
Disponível em: http://www.hsw.uol.com.br/

4 comentários:

  1. Li com muita atenção este artigo, pois apesar de ser um usuário incorrigível do controle remoto (deitado na sala, frente a TV), desconhecia por completo o princípio de funcionamento desse equipamento. Pena não saber consertá-los, detonei com dois em casa...eles não acionam mais os volumes na TV.
    gledson tadeu baltazar - aluno turma lic12

    ResponderExcluir
  2. Digiane
    Muito legal esse tua postagem,quem é que vive sem um controle remoto?
    E o mais interessante é que eles eram utilizados como artefatos de guerra, e agora são tão úteis.Bem que todas as coisas ruins poderiam ser transformadas em coisas boas,né?
    O mundo precisa um pouco mais disso...

    ResponderExcluir
  3. Por:Jenifer B. de Lima
    E-mail:dieni91@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Digiane
    Depois de ler sua postagem, vie o quanto o controle remoto faz parte do meu dai a dia. O mais interessante foi saber como é o seu funcionamento.

    Por:Roseli Padilha Cardoso Gomes
    E-mail;rosecardosogomes@hotmail.com

    ResponderExcluir